Tornando um Site mais Seguro com o Certificado SSL

 

A segurança digital é um assunto que vem ganhando cada vez mais evidência no Brasil. Não é para menos: a internet está cheia de predadores virtuais a espera de qualquer oportunidade para roubar as suas informações sigilosas e de seus clientes.

Felizmente, existem ferramentas que ajudam a minimizar os riscos de realizar transações online quando bem implementadas.

Entre estas, a adoção de um certificado digital é uma das formas mais práticas e seguras de se reforçar a segurança na internet.

 

como-funcionam-certificados-digitais

Como Funcionam os Certificados Digitais

Os certificados SSL, as vezes chamados de certificados digitais, são usados para estabelecer uma conexão segura por meio da criptografia entre os usuários e o servidor de um website.

Na prática, o certificado digital consiste em um “passaporte digital”, um pequeno arquivo que associa uma chave criptográfica aos detalhes de uma organização.

Quando instalado em um servidor, o certificado ativa o protocolo HTTPS e permite o estabelecimento de uma conexão segura entre o servidor e visitante.

Ao inserir os dados nos campos adequados, os mesmos são convertidos em uma sequência de caracteres sem sentido. Assim, os dados trafegam com segurança pela internet, até chegarem ao seu destino final, o servidor, quando são convertidos novamente ao seu formato original.

Uma aplicação comum destes certificados é garantir a segurança no compartilhamento de dados financeiros, como números de cartões de crédito, informações de login, transferência de dados sigilosos e, mais recentemente, portais de mídias sociais.

 

como-obter-certificado-ssl

Como Obter um Certificado SSL

O certificado SSL combina o nome de domínio e nome do servidor aos dados de identidade de uma organização, como o nome da empresa e localização da mesma.

Por isso, para se adquirir um certificado digital, é necessário que as organizações apresentem documentos que comprovem a identidade e legitimidade das mesmas.

Estes certificados são emitidos por empresas credenciadas, como a 1&1, que oferecem os mesmos por uma pequena taxa de serviço anual.

“Para comprar um certificado SSL, basta que a organização interessada entre em contato com a empresa que emite os certificados o certificado.

O provedor irá solicitar os documentos necessários, e após a verificação, irá realizar a instalação do certificado no servidor do website.“

O processo é bastante simples, e costuma levar menos de 24 horas.

A adoção de um certificado digital é uma medida simples e de custo extremamente baixo quando se leva em conta os benefícios em potencial desta ferramenta.

Além de aperfeiçoar a segurança do canal de comunicação entre o website e seus visitantes, o certificado digital é um símbolo associado à confiança e credibilidade.

Qualquer organização séria deve adotar um certificado SSL a fim de fortalecer a sua reputação e oferecer uma experiência de navegação muito mais segura aos seus consumidores.

 

SSL é adotado Oficialmente pelo Google

Em Agosto de 2014 a Google confirmou que a certificação SSL passou a ser um dos fatores de posicionamento de sites na busca orgânica. Isso quer dizer que sites com HTTPS ativado passarão a obter vantagens aos demais.

A empresa tem como missão servir da melhor forma possível e entregar a melhor experiência para seus usuários. Convenhamos que não há como servir bem sem segurança. Certo?

 

*Conteúdo submetido por autor externo

Comentários

Comentários

Rafael Torres

Related Posts