Deixar um site fora do ar é péssimo para SEO: John Mueller explicou o motivo.

Site fora do ar é um dos piores problemas que podem ocorrer e atrapalhar seu posicionamento perante ao Google e sua audiência.

Recentemente, um dos meus site saiu do ar e eu fui pesquisar um pouco mais sobre como o Google lida com isso. Vou compartilhar com você o que encontrei!

Como o Google age quando encontra um site com erro 404?

Erro 404 é como o Google interpreta um site fora do ar.

 

Em um dos hangouts do Google, John Mueller falou sobre isso. Leia:

“Com relação a esta situação onde páginas estão fora do ar, esta será rebaixada no índice e quando voltarmos a essa página, seremos capazes de indexá-la e classificá-la novamente.

De certa forma, tentamos reconhecer um tipo de falha quando vemos e deixamos as páginas no nosso índice, só porque achamos que talvez isso é temporário e o site estará de volta em breve…

A parte boa é que se nós reconhecermos que uma página é muito importante para o seu site, vamos geralmente rastreá-la com mais frequência.

Então, se ela desapareceu da pesquisa orgânica devido a uma falha, nós geralmente iremos rastreá-la com mais frequência e trazê-la mais rapidamente do que se faria com alguma página aleatória em seu site.

Se você teve um site ou servidor fora do ar e posteriormente voltou a funcionar, talvez em uma semana, duas semanas, no máximo três, as páginas voltarão para a busca orgânica novamente. Não deve demorar muito mais do que isso.”

 

Resumindo…

Se você teve um site fora do ar e posteriormente ele voltou a funcionar, o Google é capaz de entender este problema.

 

Automaticamente ele irá retirar sua página da busca e depois de um tempo {cerca de 20 dias} tudo voltará ao normal.

 

Sugestão

Se o seu site saiu do ar, tome pelo menos uma das ações abaixo:

  • Faça link building;
  • Publique alguns links do seu site no Facebook, Twitter e, principalmente, Google Plus;

 

De um jeito ou de outro, seu site voltará a ranquear na busca orgânica. Gerar backlinks e publicar nas redes sociais pode acelerar esse processo.

 

O Google não pune um site por isso, só retira da busca orgânica para que os usuários não tentem acessar seu site enquanto ele estiver fora do ar.

 

O Google está buscando uma solução mais prática

Recentemente, Gary Illyes publicou em sua conta do Twitter e Google Plus um post pedindo informações de sites que ficaram inativos nas últimas semanas, por no mínimo 30 minutos.

 

 

Existem especulações de que o Search Console terá uma nova ferramenta onde o usuário poderá avisar ao Google que um site está fora do ar.

Mas, por enquanto, é somente especulação.

 

Você já passou por este problema alguma vez? Comente aqui em abaixo como foi sua experiência. Seu site voltou a ser ranqueado normalmente?

 

Comentários

Comentários

Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline. Whatsapp: (21) 99279-2423

Related Posts