Publicidade Nativa: A nova era dos anúncios Digitais e Impressos

Você está perdido em relação à publicidade nativa?

Não se culpe! Você não está sozinho.

 

Esta é a parte 1 de uma série de 4 artigos sobre Publicidade nativa {Native Advertising}:

Parte 1: {Você está aqui} Publicidade Nativa: A nova era dos anúncios Digitais e Impressos.

Parte 2: Guia para entender definitivamente a Publicidade Nativa {Native Ads}

Parte 3: 10 Mandamentos da Publicidade Nativa: Mantenha isso em Mente e Não erre jamais!

Parte 4: Native Advertising Summit: O principal Evento sobre Publicidade Nativa e Marketing de Conteúdo do Mundo.

 

Ao final deste artigo, você vai saber o que é Publicidade Nativa {Native Advertising}, o panorama atual do uso em campanhas publicitárias e verá exemplos reais de uso que geraram milhões de dólares em vendas onlines e offlines.

 

A Publicidade Nativa {Native advertising} ainda é muito vista como uma tendência para o futuro próximo. No entanto, na segunda parte deste artigo você verá que dezenas de empresas internacionais, programas de TV e jornais impressos já estão pondo em prática esta estratégia.

No gráfico abaixo do Google Trends, podemos ver as amplas oportunidades que a Publicidade Nativa irá nos trazer. É também visível que a curva de crescimento do termo na pesquisa é muito maior que o termo “Content Marketing”, o famoso Marketing de conteúdo.

Portanto, preste muita atenção neste artigo, tente assimilar este conceito e coloque-o em prática.

 

Gráfico Publicidade Nativa vs Marketing de Conteúdo

 

Ok. Mas o que é Publicidade Nativa?

Para começar entenda que: Publicidade Nativa, Native Advertising e Native Ads, significam a mesma coisa.

Resumindo. A publicidade nativa é aquela que se mistura ao conteúdo e contexto tratado.

Vou explicar melhor mostrando um exemplo para ficar mais fácil.

Perceba este sutil anúncio da Purina, empresa produtora de ração para Cães e gatos. O vídeo mostra um gato mais experiente ensinando seu filhote como agir  no dia a dia. Mas sutilmente, em alguns momentos, podemos perceber que não se passa de um anúncio para venda da nova ração da Purina.

Entretanto, o anúncio é feito tão levemente dentro de uma contexto tão agradável que passa despercebido. Veja o vídeo (em inglês):

 

 

Entendeu agora a função do Native Advertising?

Outro exemplo que você já viu, mas não sabe que se trata de native ads, são as histórias patrocinadas do Facebook.

Isso mesmo! Veja um exemplo.

 

o que é publicidade nativa em redes sociais?

 

Esta é uma postagem patrocinada de minha Fan page que foi segmentada para um público pequeno, mas 100% otimizado. Esta é a função do novo marketing {Imbound Marketing}. Levar conteúdo de qualidade para as pessoas certas, na hora certa e no lugar certo.

Panorama Atual

Você deve começar agora…

Segundo uma pesquisa do “Copyblogger” 49% das pessoas não possuem qualquer tipo de conhecimento sobre Publicidade Nativa e apenas 3% estão muito familiarizados com o assunto.

Pesquisa Copyblogger Publicidade Nativa

 

Por que investir em Publicidade Nativa?

É simples! Anúncios nativos chamam mais atenção e geram mais resultados.

Prova disso é um estudo realizado pela Sharethrough e IPG Media , onde concluiu-se que:

native advertising aumenta as inteções d evenda

Anúncios nativos registram 18% mais intenção de compra do que banners.

 

publicidade nativa gera mais cliques

25% dos consumidores clicam mais vezes em anúncios nativos do que em banners tradicionais.

 

O twitter está investindo forte em Publicidade Nativa para Mobile

Segundo os site de notícias “Mashable”, o twitter investiu cerca de 50 milhões na compra da “Nano Media”, uma empresa de tecnologia voltada para anúncios nativos.

 

O Yahoo também está se movimento em pró do Native Ads

Em fevereiro deste ano de 2014, o Yahoo lançou a ferramenta “Yahoo Gemini”. Seu proposito é dar aos anunciantes a facilidade e a performance da busca, juntamento com a criatividade da Publicidade Nativa.

 

Mais um exemplo Prático de Publicidade Nativa

John Oliver em seu programa “Last Week Tonight” aproveitou o engajamento de seu público para fazer uma propaganda um tanto quanto diferente. No meio de seu roteiro original, John aproveitou para “falar sobre” um produto que não tinha muito a ver com seu programa. Assista no vídeo abaixo:

 

Considerações finais

Como você pode perceber, quase todos os exemplos citados neste artigo são americanos ou internacionais. Como estamos cansados de saber, quando se trata de marketing digital, quase tudo é desenvolvido nos Estados Unidos e anos depois chega no Brasil.

Mas você não precisa mais esperar que alguém traga este conceito para o Brasil por meio de um curso de R$997,00 ou R$1.997,00, que seria o preço mínimo cobrado.

Agora que você já conhece, corra e estude sobre o assunto e torne-se um experts quando este novo conceito chegar de vez ao nosso país.

O principal eu já fiz. Agora só depende de você!

 


Neste artigo você aprendeu o que é publicidade nativa na prática, qual o panorama atual e a razão para investir no uso deste tipo de publicidade, além de ver exemplos práticos de uso no mundo digital.


 

Na parte dois deste artigo, eu produzi um Guia para novatos em Native Advertising. Nele você vai aprender rapidamente as melhores táticas para criação de anúncios nativos, por qual razão é tão importante incorporá-lo em seu blog e quais os formatos mais populares de anúncios nativos.

 

Já na parte três, iremos nos aprofundar mais ainda nas questões de boas práticas para criação de anúncios nativos. Eu criei uma lista com os 10 Mandamentos da Publicidade Nativa que você não pode esquecer.

 

E finalmente na parte quatro, eu produzi um artigo bem sucinto explicando O que é e Qual a Importância do Native Advertising Summit. Esse você DEVE conferir!

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Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline. Whatsapp: (21) 99279-2423

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