Manual Bing Ads: Tudo o que você precisa saber para começar a anunciar

Se você precisa gerar leads de qualidade mais rapidamente para seu negócio, sabe que as campanhas de links patrocinados são presença confirmada em seu planejamento estratégico. Entretanto, de 5 anos para cá é sabido que o valor do CPC (por exemplo) vem aumentando vertiginosamente com lances cada vez mais altos. Com isso, alguns empreendedores começaram a repensar suas estratégias de marketing e realocar seus investimentos financeiros.

 

O provável destino deste investimento realocado são para as estratégias do velho e bom SEO. Mas há pouco tempo, principalmente no Brasil, o Bing Ads vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing com links patrocinados.

 

E é justamente sobre as ferramentas e as oportunidades do Bing Ads que nós vamos tratar hoje.

 

O que é Bing Ads?

O Bing Ads é uma plataforma de links patrocinados relativamente nova que surgiu como alternativa ao Google Adwords, para empresários de pequeno e médio porte, infoprodutores e afiliados que anunciam online com baixo investimento financeiro.

Pela plataforma é possível criar anúncios a serem veiculados nos portais Yahoo!, no buscador do Bing e na rede de parceiros, que por sinal é seu grande diferencial sobre o Facebook Ads e UOL Cliques.

O desafio do Bing é disponibilizar uma ferramenta de anúncios online bem semelhante ao Google Adwords, mas com valores de CPC mais baixos que seu principal concorrente, o Google.

 

> Bing ads x Yahoo Publicidade x UOL Cliques x Google Ads x Facebook Ads. Quais os diferenciais?

 

A proposta da plataforma do Bing Ads, criada em parceria pelas empresas Yahoo! e Microsoft, é oferecer anúncios relevantes a um custo inferior e melhor segmentação de público  em relação ao Google Adwords… seu maior concorrente.

 

Para popularizar a ferramenta aqui no Brasil, a Microsoft (responsável pelas campanhas de marketing e divulgação da plataforma) vem fazendo parcerias com empresas e portais, como, por exemplo, o Portal Catraca Livre, onde serão disponibilizados cerca de R$300.000 reais em cupons de anúncios para a plataforma de anúncios. A intenção é incentivar pequenos empresários a iniciarem seus investimentos em links patrocinados e levar novos adeptos ao Bing Ads.

 

“A missão do Catraca Livre é promover talentos, e fazemos isso das mais variadas formas. A parceria com o Bing não só facilita esse processo, mas mostra que é possível trabalharmos alinhados com um ideal comum”, diz Gilberto Dimenstein, criador do Catraca Livre.

 

É importante frisar que o Yahoo Publicidade é uma plataforma desvinculada ao Bing Ads. Este último é fruto de uma parceria entre Yahoo! e Microsoft, já o “Yahoo Publicidade” é uma iniciativa própria.

 

A ideia da plataforma é promover anúncios em Vídeo, Estático, Native, Mobile, Rich Media e produções personalizadas no portal “Yahoo Notícias”.

 

O UOL Cliques trouxe a expertise das plataformas de anúncios em buscadores para os seus portais de notícias. Na prática, a ideia é idêntica… e a interface da plataforma, também!

 

A única diferença só fica visível na hora de inserir as palavras-chave nos anúncios. No Google Adwords deve-se inserir as palavras-chave que o usuário busca, já no UOL Cliques deve-se inserir palavras-chave que já foram inseridas no conteúdo dos artigos produzidos pelos redatores dos portais da UOL.

 

Exemplo:

Título do artigo: 10 dicas infalíveis para manter sua casa organizada

Palavra-chave sugerida: casa organizada

 

Google Adwords é a plataforma de anúncios mais conhecida e bem sucedida da atualidade, portanto, dispensa grandes apresentações.

Em uma comparação rápida entre todas as plataformas analisadas aqui neste artigo, percebemos que a interface e a proposta sempre é “copiada” do Google Adwords.

 

O grande diferencial do Google Ads é sua integração com o Google Analytics e ferramentas auxiliares, como: Google Trends, Keyword Planner e outras produções independentes.

 

Por fim, temos o Facebook Ads. A plataforma criada por Mark Zuckerberg só tem vantagem pelo seu poder de segmentação de público-alvo e “baixo custo”. No entanto perde quando se fala de atendimento e suporte aos anunciantes.

 

bing ads vs google ads e seus concorrentes

Comparação entre Bing Ads e seus principais concorrentes.

 

> Certificado Bing Ads

Assim como sua grande inspiração (Google Adwords), o programa de certificação de profissionais do Bing Ads disponibiliza um curso, em texto, sobre as principais ferramentas e estratégias para anunciar no Bing Ads.

 

Os benefícios principais de obter a Certificação Bing Ads são:

> Usar o selo de Profissional Autorizado;

> Receber um posicionamento no diretório de membros;

> Receber uma cópia impressa do certificado oficial.

 

> Blog Bing Ads

O blog do Bing Ads é o diretório oficial para anunciantes e profissionais certificados se informarem sobre novidades e recursos da plataforma Bing Ads.

 

> Anunciar no Bing Ads funciona para o meu negócio?

Para responder esta pergunta, muitas variáveis devem ser analisadas. E, além disto, sabemos que a teoria não é suficiente para provar a rentabilidade da ferramenta para seu negócio.

 

É aconselhável criar campanhas com investimentos baixos e otimizá-las ao longo de no mínimo 15 dias. Assim, é possível testar a ferramenta e otimizar os anúncios com base nos relatórios gerados.

 

> Como funciona?

É muio fácil começar a anunciar no Bing Ads.

O processo é o mesmo adotado pela Google com o Google Adwords. Basta você criar uma conta, confirmar titularidade pelo seu e-mail e começar a criar seus anúncios.

 

Em caso de dúvidas, é possível obter suporte com profissionais do próprio Bing, via telefone, no número 0800 047 4799.

 

Você também pode deixar sua dúvida aqui nos comentários. Eu sempre respondo!

 

> Extensões de anúncios

As extensões são fantásticas para melhorar o CTR dos anúncios. No Bing Ads existem 3 tipos de extensões:

 

Bing ads - extensão de chamada

Extensões de Chamada

Exibe o número de seu telefone junto ao anúncio, permitindo que seu cliente ligue apenas clicando no botão ligar, independentemente do dispositivo que esteja usando (Mobile, Tablet, Desktop). As ligações em dispositivos desktop são feitas via Skype.

 

Extensão de local no Bing Ads

Extensões de Local

As extensões de locais mostram o endereço, telefone e link para obter instruções de localização de seu estabelecimento.

 

Bing Ads - Extensão de sitelink

Extensões de Link de Sites (Sitelinks)

Sitelink são links para outras páginas de seu site relevantes à pesquisa feita pelo usuário.

 

> Cobrança

Um dos maiores diferenciais do Bing Ads é sua pluralidade em opções de pagamento. É possível inserir créditos via cartão de crédito ou débito, efetuar  transferências bancárias, usar cupons ou cheques de pessoa física e PayPal (somente para EUA).

 

> Diretrizes Editoriais

As diretrizes editorias são tão importantes quanto parecidas às do Google Adwords. Mas é extremamente importante que você leia e se informe sobre as normas para criação dos anúncios.

 

CONCLUSÃO

O bing Ads não veio para dominar o tão promissor mercado brasileiro de tráfego pago. Entretanto, a Microsoft e o Yahoo! vem trabalhando forte para criar ferramentas inovadoras e integradas, deixando-a cada vez mais competitiva para “roubar” anunciantes do Google Adwords e Facebook Ads.

 

Pessoalmente, vejo com muito bons olhos a chegada forte do Bing Ads em nosso mercado, que vai beneficiar principalmente quem está abrindo seu negócio ou possui uma empresa pequena e pouco investimento de marketing.

 

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>> Como criar url Personalizada com Bit.ly em 5 passos

>> As 15 melhores referências [internacionais] em Marketing Digital que você DEVE seguir

>> Os 9 melhores sites para baixar Imagens para blog {O 6º é o meu favorito.}

 

 

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Rafael Torres

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