Link Building SEO: Saiba Como o Google calcula a autoridade dos seus backlinks

 

Link building é uma das principais armas para otimização de sites para mecanismos de buscas. Mas, como saber se um backlink é confiável e valioso para seu site?

 

Bom… é isto que você vai aprender neste artigo: Como avaliar a qualidade de um backlink para estratégias de link building.

 

Partindo do pressuposto que você já sabe o que é Link building e já conhece os principais termos usados (Se você não souber, clique aqui e leia o manual completo que eu preparei), vou direto ao assunto deste post.

 

Como descobrir a qualidade de um backlink?

Segundo a Google, existem mais de 40 fatores para análise de backlinks e entre eles, alguns tem mais pesos e outros menos.

Mas para que você descubra a qualidade dos backlinks que está recebendo em seu blog, ou caso precise calcular a autoridade da páginas de seus concorrentes, existem 5 sinais que o Google utiliza e você pode analisar facilmente.

 

1º: Autoridade do Domínio e da Página

Os fatores mais relevantes para definir a qualidade de um backlink é a autoridade do domínio e principalmente da página que o link se encontra.

Para calcular você deve utilizar umas das ferramentas gratuitas abaixo:

 

As 5 oferecem informações chaves que definem se um backlink é relevante ou não para o seu site.

Eu costumo usar a Majestic, SEMrush e Woorank. Só com estas eu já consigo saber o estado da otimização OnPage da página, da estrutura HTML, Autoridade da Página e do domínio, a quantidade de backlinks, o tráfego orgânico e as âncoras textuais.

 

(Como você já sabe, se precisar de ajuda para usar algumas das ferramentas, basta comentar no fim da página.)

 

2º: Relevância da página ou conteúdo

Quase todos os dias eu vejo discussões entre profissionais de SEO sobre a capacidade da Google em qualificar conteúdos relevantes ou não.

A verdade é que essa “matemática” não é muito simples.

O Google avalia a qualidade de uma página por meio dos links que esta página recebe, do texto âncora destes backlinks e outras inúmeras características.

Outro fator importante é a relevância da fonte do link, ou seja, se o seu blog trata de SEO, receber links de blog que tratem de SEO vão ser mais benéficos do que receber links de blogs que tratam de decoração de ambientes, por exemplo.

Portanto, tente sempre conseguir links de sites do mesmo nicho que o seu ou semelhantes. Assim o Google terá uma melhor noção sobre o nicho e assunto do seu site ou blog.

 

3º A mistura de tudo

Além de analisar os links que a página recebe o Google também olha para a “arrumação da casa”, ou seja, a otimização OnPage.

Na verdade, esse trabalho é feito pelo “Panda”, que foi lançado em 2013.

O Panda analisa todo o conteúdo, as provas sociais, a experiência do usuário, a taxa de rejeição, etc.

Portanto, os links que a página recebe são muito importantes e a otimização OnPage também conta.

 

4º Atualização

Desde de seus primórdios o Google já dava prioridade a sites que atualizam seu conteúdo com mais frequência. E nos dias de hoje, isso ainda não mudou muito.

As páginas que recebem mais comentários ou mais atualizações de conteúdo provavelmente terão maior Page Rank, pois as páginas que são mais atualizadas tem a probabilidade de receber mais backlinks e conteúdos mais relevantes.

 

5º Links externos

A lógica é simples: Quanto mais links a página do seu baclink tiver, menor será o peso de casa um.

Isso ocorre porque cada link passa um pouco de autoridade da página para as páginas linkadas.

Se a página do seu backlink tiver 20 links, o valor máximo de autoridade que você poderá receber será dividido por 20. Por outro lado, se a página tiver somente 2 links, a conta é a mesma.

 

Finalizando… para analisar a qualidade de um backlink é muito importante que você utilize as ferramentas que eu citei lá no começo do artigo e, além disso, analise a frequência de postagem do blog e o engajamento nas redes sociais.

Esses são principais fatores que você deve prestar atenção quando estiver executando a sua estratégia de link bulding.

 

Gostou? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

 

Comentários

Comentários

Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline. Whatsapp: (21) 99279-2423

Related Posts