Infográfico: Os Fatores On Page Primordiais para qualquer estratégia de SEO

Os fatores de otimização de sites On Page {Dentro do site} são tão importantes quanto os fatores Off Page {Fora do site}.

Mas você sabe quais são os erros de otimização On Page fatais que muita gente comete?

No artigo de hoje, você verá um infográfico com os 6 principais erros de otimização On Page que podem – e vão – destruir qualquer estratégia de Otimização de sites (SEO).

No artigo sobre como medir os níveis de Trust e Citation Flow, eu expliquei sobre a importância dos fatores Off Page para uma estratégia de SEO.

 

Com os feedbacks dos leitores via Facebook e Whats, eu percebi que o outro artigo com Dicas de SEO para WordPress não é suficiente para ensinar como fazer a otimização On Page de Sites e Blogs.

Pensando nisso, elaborei um infográfico focado nos 6 principais erros de SEO On Page que a maioria das pessoas cometem e não percebem.

Esse erros são o suficiente para destruir qualquer estratégia de SEO em pouco tempo, ou seja, ou você conserta hoje os erros de seu blog/site, ou correrá sérios riscos de perder posições para seus concorrentes.

 

No infográfico você irá finalmente aprender:

  1. A importância da Tag “Title” e as “Heading’s”;
  2. Velocidade de carregamento e Otimização de imagens;
  3. A principal técnica para não perder “autoridade” das suas páginas.

 

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Infográfico Fatores SEO On Page

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Você gostou deste infográfico sobre Otimização On Page?

Este infográfico é relativamente curto, porém, MUITO objetivo!
Estes seis fatores juntos são de extrema importância para qualquer estratégia de SEO com blog e sites.

 

Agora, você tem 2 opções:

  1. Não fazer nada  🙁
  2. Compartilhar o Infográfico com seus amigos no Facebook clicando nos botões aqui do lado ->

 

Se você quiser continuar a ver bons infográficos aqui no Blog, tenho certeza de que vai me ajudar e compartilhar agora mesmo. Basta clicar nos botões de compartilhamento.

 

Quer melhorar ainda mais a Otimização On Page de seu Site/Blog?

Vamos lá!! Vou destrinchar melhor estes 6 fatores para deixar seu site tinindo!


6 Fatores On Page importantes para SEO

1) Title

O título da página da página é um elemento crítico para estratégias de SEO.
Um ‘Title’ bem escrito pode aumentar e muito a taxa de cliques em seu site. Por outro lado, quando mal escrito o resultado é catastrófico.

 

Modelo ideal de Títulos para Páginas

Palavra-chave principal – Palavra-chave Secundária | Marca

 

Um título ideal deve conter 55 e 65 caracteres e deve resumir o que o leitor verá na página.

 

Em outro artigo eu criei um manual completo sobre como criar títulos (headlines) perfeitos para blogs, além de mostrar dezenas de exemplos e modelos práticos.

 

Saiba como o seu título aparecerá

Ao contrário do que muitos pensam, os títulos devem ser pensados tanto para a SERP do Google, quanto para as Redes Sociais. E porquê?
Simples! As redes sociais copiam os títulos das páginas e exibem abaixo da imagem principal. Veja abaixo os dois exemplos:

 

Exemplo:
titulo na serp do google

Teste de título no Facebook:
Para testar no Facebook é bem mais fácil!
Acesse este site https://developers.facebook.com/tools/debug, coloque a URL da página a ser analisada abaixo da frase “Enter a URL, access token, or Open Graph Action ID”, depois, clique em “Debug”.

Agora o Facebook irá processar todas as informações da sua página.
Role até o fim da página e veja como sua postagem aparecerá na timeline do Facebook.

Exemplo:
Debbug Facebook: Amostra de título e descrição de post

Neste caso, eu testei esta artigo do meu blog: www.rafatorres.com.br/como-escrever-titulos-persuasivos-para-blogs

Caso você não consiga executar os testes, deixe um comentário no fim da página que eu te ajudo. Ok?

 

Dica importante para quem utiliza WordPress

Já é fato que WordPress é uma das melhores plataformas para Criação de Sites e Blogs, mas, além disso, é uma plataforma que facilita muito as ações de SEO.

Instalando e utilizando o pLugin “WodPress by Yoast”, é possível fazer todos estes testes dentro do seu próprio site. Mas como?
Muito Simples! Depois que você colocar o título e a descrição da página, o “Yoast” mostrará exatamente como o Google mostrará o seu site na pesquisa.

Exemplo:Configuração de Título e Descrição com Yoast SEO.

Configuração de Título e Descrição com Yoast SEO.
Além disso, é possível escrever títulos diferentes para cada rede social por meio deste plugin. Veja:

Exemplo:

Configurações de title e Description redes sociais

 

Viu como é fácil?

 

2) Heading

Heading – mais conhecidas como: H1, H2, H3 ou Título 1, Título 2, Título 3 – são tags que mostram para os buscadores (Google, Bing, etc) o que é mais importante em uma página, onde H1 tem o maior nível de importância, H2 tem um pouco menos de importância, H3 menos que H2 e assim vai, até H6.

 

Porém, as heading’s devem ser utilizadas com organização.
Em geral, cada página deve conter somente um H1, que é o título principal do conteúdo da página.
Os sub-títulos do conteúdo devem ser H2, os sub-títulos dos sub-títulos, ou frases importantes depois do H2 devem ser H3. E assim por diante.

Ficou complicado? Veja esse exemplo na prática:

Como utilizar as headings corretamente?
Como utilizar as headings corretamente?

Agora ficou mais fácil?

 

3) Velocidade de Carregamento

O tempo de carregamento de uma página é a galinha dos ovos de ouro para o Google e Bing.
Em geral, o tempo de carregamento vai depender de vários outros fatores.

Isso que dizer que: Se um site carrega rapidamente, as ações de SEO On Page estão sendo muito bem executadas.

Como medir a Velocidade de Carregamento?

Muito fácil!
Acesse este site tools.pingdom.com/fpt/, coloque a URL do site a ser analisado e clique em Test Now.

O resultado será semelhante a este

pingdom

A página inicial deste blog, por exemplo, carrega em no máximo 2.04s.
Estima-se que um tempo de carregamento de até 2s é o ideal para todos os tipos de sites.

 

4) Otimização de Imagens

Muita gente pensa que otimizar imagens é um bicho de sete cabeças. Mas, na verdade, é uma ação tão simples que você nem vai acreditar.

Otimizar imagens significa deixá-la com um peso menor. Com isso, tanto a imagem quanto o site irão carregar mais rapidamente.

 

Como Otimizar uma imagem?
Se você utiliza WordPress, basta instalar o Plugin “WP-Smush”. Ele fará a otimização de todas as imagens de seu site automaticamente.

Mas, se você preferir fazer manualmente e não utilizar um plugin, basta acessar o site compressjpeg.com, clicar em “Upload Files“, escolher as fotos que estão no seu computador e precisam ser otimizadas.

Automaticamente ele fará a compressão das imagens. Depois, basta baixar as imagens novamente e colocar em seu site ou blog.

Viu como é fácil otimizar imagens?

 

5) Tag Alt=” “

Ainda falando sobre otimização de imagens, vou mostrar como otimizar uma imagens para que ela apareça na pesquisa do Google.

Em primeiro lugar, o nome da imagem deve ser a palavra-chave principal. Depois, no próprio site, você deve inserir no código um texto alternativo, ou seja, a tag Alt.

Exemplo:

Código Tag "Alt"

 

6) NoFollow

Toda vez que você coloca um link em seu site que aponta para outro site, o Google transfere parte da Relevância de seu domínio para o site linkado.

Para evitar que isso aconteça, é preciso inserir uma tag no código junto ao link.

Exemplo:


Bônus: +3 Fatores On Page importantes para SEO

1) Arquitetura

Se você utiliza WordPress, deve conhecer o Tema Épico.
Esse é um dos melhores temas para blogs e sites de vendas e geração de leads.

Quando falamos sobre Arquitetura de sites, muitas coisas são levadas em consideração. Como: Experiência do Usuário, Design, etc.

Esse é um dos pontos fortes do Tema para WordPress Épico.
Eu o utilizo em um dos blogs de meu cliente e não tenho do que me queixar. É um dos temas mais bem arquitetados que eu já vi.

 

2) Compactação de CSS e JS

Já tratamos bastante de velocidade de carregamento de páginas. Mas se você quer deixar o seu site realmente veloz, deve começar organizando o código.

Muita gente só lembra do visual e esquece do código. Mas, reduzindo caracteres e espaços inúteis no código, é possível deixar um site 3 ou 4 vezes mais veloz.

Para fazer isso no WordPress, basta instalar o plugin Better WordPress Minify.
Automaticamente ele fará a compactação dos códigos CSS e JS de seu site, fazendo com que as páginas carreguem muito mais rapidamente.

 

3) Responsividade

Mobile é tendência! Mobile é Realidade!
Quando falamos de criação de sites, devemos pensar tanto em computadores, quanto em smartphones.

Um site responsivo é aquele que se adapta a Tablets, Smartphones e Computadores.
Hoje, este é um dos principais fatores levados em consideração pelo Google para posicionar um site na busca.

Na verdade, sites que possuem versão responsiva já tem prioridade quando um usuário pesquisa algo via Smartphone. Você sabia?

 

Infográfico: Fatores SEO On page

Chegamos ao fim! 🙂
Estas foram as dicas de SEO On Page para sites e blogs. Espero que você as aproveite ao máximo!

Aproveita para comentar sobre o que você achou deste infográfico e das Dicas de SEO On Page. Combinado?

 

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Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline. Whatsapp: (21) 99279-2423

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