Conteúdo Evergreen: Como fazer e Qual sua importância [Parte 1/2]

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida necessita de grande atenção ao arquétipo de conteúdo que deve ser criado e qual sua função dentro do contexto do seu blog. Simplificando, podemos agrupar todo o conteúdo do seu blog em 2 categorias: Conteúdo Evergreen e Conteúdo Passageiro.

Algums amigos jornalistas simplificaram ainda mais este conceito apelidando-o de notícia fria e notícia quente.

 

Mas afinal de contas, o que é Conteúdo Evergreen? 

Conteúdo Evergreen

Para começar, o conteúdo evergreen ou perene não tem a ver com árvores, sustentabilidade ou a cor verde. Conteúdo evergreen é SEO de conteúdo, ou seja, é um tipo de conteúdo que será sempre relevante e permanecerá ano após ano atualizado para seus leitores.

 

Um bom tweet vive seu auge por apenas 18 minutos. Uma postagem evergreen nunca sai do seu auge. 

 

Evergreen é interpretado como os artigos de seu blog que serão sempre relevantes para sua persona; diferentemente dos artigos que podem mudar com o passar do tempo.

 

Vou te explicar mostrando um exemplo…

 

Digamos que você tenha um blog sobre futebol. Neste caso, um post como: “Qual a origem do futebol?” é considerado conteúdo evergreen, já que a origem do futebol não vai mudar nunca.

Por outro lado, um post como: “Qual a melhor forma de bater faltas?” não é um exemplo de conteúdo evergreen, visto que as técnicas para bater falta podem mudar a cada novo jogador talentoso que surge no mundo do futebol.

Em poucas palavras, o conteúdo evergreen é aquele nunca perde sua relevância ou nunca sai de moda.

 

O que não é?

  1. Relatórios numéricos suscetíveis a mudanças;
  2. Artigos sobre tendências e modismo;
  3. Artigos sobre Notícias;
  4. Release de livros.

 

O conteúdo evergreen deve ser voltado para iniciantes?

É difícil responder esta pergunta. Em uma breve pesquisa no Google não achei conteúdo que explicasse de fato esta pergunta.

Mas, na minha humilde opinião, em 90% dos casos, sim. Pois quase todas as pessoas que estão visitando seu blog são iniciantes no assunto que você está abordando.

 

Qual a importância?

Conteúdo que não perde sua relevância mesmo com o passar do tempo e vai manter o “valor” do seu blog a longo prazo, classificar-se melhor na pesquisa do Google, gerar grande quantidade de tráfego contínuo e ter a poderosa capacidade de gerar leads o tempo todo.

 

Em outras palavras, o motivo pelo qual o conteúdo evergreen é tão importante para seu blog é porque ele trabalha em pró da sua conversão por muito tempo a um custo extremamente baixo.

 

Evergreen tem muitas formas

Ainda não entendeu que tipo de conteúdo pode ser considerado evergreen? Considerando o que já tratamos acima, vou citar alguns temas:

  1. “Como fazer”;

  2. Guias;

  3. Tutoriais;

  4. FAQs;

  5. Depoimentos;

  6. Glossários de termos e frases.

Claro. Nem todo o conteúdo do seu blog deve ser evergreen. É extremamente importante misturar conteúdo perene, interessante e oportuno. Você está criando conteúdo evergreen em seu blog?

 

 

Continue lendo. Como Criar conteúdo Evergreen [eficaz]? e Quais os [benefícios] deste tipo de Conteúdo?

 

Você já faz conteúdo evergreen em seu blog? Deixe-me saber nos comentários aqui embaixo!

 

Comentários

Comentários

  • Luanna Cabral

    Olá Rafael eu tive que primeiro ver essa explicação para assim entender do próximo fez muito bem quebrar em 2 essa matéria nos atrai mas para lermos o resto!!! 🙂

  • Rafael, foi muito esclarecedor… já vou ler a segunda parte 😀

    • Bom que gostou, Maraiza. 🙂

      A segunda parte está mais interessante ainda. Espero ajudá-la muito!

      abs.

  • Pingback: Como criar Conteúdo Evergreen Eficaz? Quais os benefícios?()

Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline.

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