Como Escrever Títulos Persuasivos Para Blogs

 

Gerar mais tráfego para o site, melhorar o CTR e alavancar a estratégia de SEO. A relação entre estes 3 tópicos é a importância dos títulos persuasivos para o sucesso de cada objetivo.

Escrever headlines persuasivas é a chave para retirar o leitor da inércia. Afinal, quem clica em headlines confusas e mal estruturadas?

Imagine um artigo bem escrito, muito bem estruturado, com otimização On Page perfeita, mas com um título mal feito. Agora, imagine este mesmo artigo, com um título persuasivo, que chama a atenção e desperta o interesse do leitor. Qual você acha que terá o melhor desempenho?

Pois bem.

Agora que você entendeu o perigo de uma headline ruim, vamos entender a verdadeira importância de uma headline MATADORA.

 

Importância de um título persuasivo

Os teste já foram feitos e a resposta é sempre a mesma: O título é um dos 3 principais fatores que geram mais visitas a um artigo.

Na imagem abaixo, você verá o resultado da pesquisa feita pela “Conversion”, comparando títulos de artigos persuasivos e otimizados a títulos que não receberam qualquer tipo de cuidado quando criados.

 

Título é a primeira impressão

Quando você chegou a esta página, provavelmente o título foi a primeira coisa que chamou sua atenção, seja em texto ou na imagem.

No seu site não vai ser diferente. Pense bem:

Quando você tem um problema e pesquisa na internet, qual o primeiro fator que te faz clicar em um dos resultados?

Provavelmente, você e grande parte dos leitores responderão “o título”.

 

Muita competição

Mais para frente eu vou falar sobre INOVAÇÃO e MODISMO.

Mas entenda desde agora que um título de artigo pode ser estruturado utilizando modismo, pois com tanto conteúdo disponível na internet, você deve ter um fator diferencial que fará seu CTR subir cada vez mais e esse fator chama-se INOVAÇÃO.

 

Quando você for fazer a análise de concorrência, copie todos os títulos que aparecem na primeira e segunda página e crie variações baseando-se neles. Depois, use estas variações como referência para escrever os seus próprios títulos (Sim! Dá trabalho).

 

O conteúdo do título também deve ser relevante

Há uma grande discussão sobre conteúdo relevante (vou falar sobre isso depois), mas o que muito redatores esquecem é que o título do blog também deve ser relevante.

Quando eu fiz a minha análise de concorrência para este artigo, encontrei um blog que tinha como título “10 Títulos Persuasivos Que Vão Te fazer Vender Muito”.

No entanto, o conteúdo do artigo tratava de copywriting e não falava nada sobre títulos persuasivos voltados para VENDAS.

Portanto, eu sugiro que você crie o título antes de escrever o artigo. Assim, não perderá o “fio da meada” cometendo esse erro bisonho.

 

Dedique mais tempo

Quem disse que escrever títulos persuasivos era moleza?

Se algum redator te falou isso, se afasta dele. Definitivamente ele não é uma boa referência para você.

 

Geralmente é 50/50

David Ogilvy, fundador da renomada agência “Ogilvy & Mather”, e conhecido como “O pai da propaganda”, já dizia: “Você deve utilizar 50% do seu tempo para escrever um conteúdo espetacular, já os outros 50%, para escrever uma headline espetacular”. Eu complemento:

– Afinal, do que serve um conteúdo espetacular, com uma headline mal feita?

 

Análise de concorrência

É importante sempre levar em consideração as headlines de seus concorrentes, principalmente se você for iniciante em um nicho muito concorrido.

 

Em um nicho concorrido, os primeiros colocados na busca já possuem um know how muito grande para escrever headlines matadoras para aquele tipo de audiência, além do conhecimento do público-alvo.

 

Análise global

Além dos seus concorrentes diretos, é preciso pensar fora da caixa.

Busque inspirações internacionais que atuam em seu nicho e também em outros nichos paralelos.

Sabemos muito bem que os americanos são referência em copywriting e persuasão, portanto, não se limite a referências nacionais.

 

Técnica A.I.D.A

A publicidade desde seus primórdios tem como objetivo levar o impactado a executar uma ação. 

A técnica A.I.D.A nada mais é que um passo a passo para escrever títulos para blog, composto por 4 passos:

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação.

Essa técnica é utilizada em processos de mkt desde a criação de títulos para blogs até a negociações e vendas.

 

1) Atenção

Eis o tópico mais importante: Chamar a atenção do leitor para o seu título.

 

Mulheres bonitas param o trânsito

Você deve escrever títulos persuasivos que sejam equiparados a mulheres lindas o suficiente para parar o trânsito de uma rodovia.

Essa analogia é interessante, pois é isto que uma boa headline faz: O leitor para, presta mais atenção no seu título, no seu site, e acaba clicando.

Lembra quando eu falei de INOVAÇÃO?

Pois bem. Com tantos concorrentes buscando um leitor distraído e fadigado de tanto conteúdo ruim na internet, a chave para conseguir sugar sua atenção é escrever títulos inovadores, que solucionem a dúvida do leitor, mas com palavras diferentes das que seu mercado já utiliza.

Quando eu mostrar os modelos de títulos você vai entender melhor.

 

2) Interesse

Chamar a atenção é MUITO importante, mas não é o suficiente. Sua headline deve despertar o desejo de acessar o conteúdo.

 

Uma mão lava a outra

Essa frase, popularmente conhecida no Brasil, exemplifica muito bem essa questão de interesse.

O questionamento que nós fazemos mentalmente antes de acessar um site é: Eu vou te dar a minha atenção e o meu precioso tempo. E você (site) vai me dar o que em troca?

 

3) Desejo

A fase do desejo é bem semelhante à de interesse e acontece quase que simultaneamente.

 

Chocolate engorda? Não! O Desejo engorda

Muitas pessoas acusam injustamente o chocolate como causa daquela gordurinha extra. Mas eu também como chocolate e peso no máximo 65kg. Por quê?

O chocolate não é a causa, ele só faz parte do processo (ou da desculpa. rs).

O que faz as pessoas engordarem é o desejo compulsivo de comer chocolate e outros doces (Graças a Deus eu não tenho esse desejo).

Quando tratamos de títulos persuasivos e matadores, a ideia é a mesma: Um bom título desperta o DESEJO do leitor em clicar e consumir o conteúdo daquele site.

 

4) Ação

Vulgo CTA (Call to action), a ação acontece quando o leitor FINALMENTE clica no link. Simples assim! 🙂

 

Títulos que funcionam e convertem

Agora chegou a hora boa. Vamos colocar a mão na massa!

Vamos falar agora sobre os 6 tipos de títulos para blogs que mais convertem e que eu sugiro que você use sempre em seu blog.

 

A Curiosidade matou o gato

As headlines que exploram o gatilho da curiosidade são matadoras. Sempre funciona muito bem quando você sabe qual a dor da sua persona.

>> A verdade nua e crua sobre como conseguir 10 backlinks relevantes por dia, sem black hat;

>> Por que você deve parar de ler livros sobre empreendedorismo: A verdade que ninguém nunca te contou!

Exemplo: 8 modos simples de conseguir muitos backlinks, com alto PA e DA para seu site (Sem fazer Guest Post!)

 

Listas são de matar

As listas são sensacionais.

Se você é iniciante e quer aumentar as visitas de seu blog rapidamente, eu sugiro investir em artigos em forma de listas e checklist. Comigo deu muito certo!

– 12 Profissionais de SEO para acompanhar de perto;

– 8 livros de SEO que você deve ler ainda este mês;

– 15 dicas de SEO para blogs.

Exemplo: 15 Especialistas que todo Afiliado que se preze deve conhecer.

 

Para títulos, sensacionalismo funciona bem

Confesso que sempre caio nessas pegadinhas sensacionalistas. E sei também que não sou o único. Mas deve-se ter cuidado na hora de utilizar esse tipo, pois seu site pode perder credibilidade.

Exemplo: Correios querem acabar com WhatsApp alegando serviços piratas e concorrência desleal

 

Como?

Esse é o mais tradicional.

Qual blog não possui um artigo ensinando a como fazer alguma coisa?

Na verdade, segundo o Google, o termo “como fazer“ é um dos mais pesquisados na internet.

Exemplo: Como escrever headlines altamente persuasivas (Manual Completo + Modelos)

 

 

A solução do seu problema

Esse tipo de título é bem objetivo e converte muito bem. Se você presta consultoria ou é coach, sugiro que invista neste tipo de título em seu blog.

Exemplo: Perca o medo de falar para a câmera em 7 dias (Garantido).

 

Ambição

O gatilho mental da ganância ou ambição é fantástico.

Geralmente ele é usado para atingir a dor da persona e converte MUITO bem.

Exemplo: Aprenda a fazer um lançamento “6 em 7” para seu curso.

 

Modelos de títulos para blog: Use a vontade

 

>> 10 sites para [baixar Imagens] perfeitas para seu blog;

>> 10 formas de [poupar grana no natal];

>> 13 Verdades que [os livros sobre empreendedorismo] jamais lhe Dirão;

>> 72 [ferramentas incríveis] para [analise de concorrência];

>> 11 [erros bisonhos que você comete em seu blog] que te fazem perder dinheiro;

>> A verdade chocante sobre [o curso You Tube para Negócios];

>> Não cometa o mesmo erro que [eu] cometi quando lancei meu blog;

>> Aprenda a [programar] [em 15 dias];

>> Os Segredos [de vendas] da [Apple];

>> Como [colocar seu blog na primeira página do Google ] sem [fazer Black Hat];

>> Como [criar um blog];

>> Como acabar com [a procrastinação];

>> Como [criar um infoproduto] em 24 horas;

>> Como [ganhar dinheiro online], [mesmo sem experiência];

>> Você é [um “burro” digital]. Saiba?

 

Se você quer outros modelos de títulos para blog , veja este artigo onde eu disponibilizei outra lista maior que essa.

 

Dicas Extras

Estamos chegando ao fim deste artigo.

Mas antes de finalizar, veja algumas dicas adicionais muito importantes.

 

Toque na ferida

É muito importante ter em mente quem é sua persona. Assim, você poderá escrever títulos que toquem na ferida/dor do seu público-alvo.

Feito isso, sente-se e aguarde o seu CTR ir nas alturas. 😀

 

Use gatilhos mentais

Essa nem deveria ser uma dica extra. Na verdade é uma sacada essencial para títulos.

 

Exemplo: Curiosidade, Ganância, medo…

Todos esses são gatilhos sensacionais que despertam muito rapidamente o desejo de clicar em sua headline.

 

Use as palavras mágicas

Tem certas palavras que despertam inconscientemente a atenção em nosso cérebro, como essas que peguei lá no grupo do Helton Bezerra, no Facebook.

 

>> Surpreendente;

>> Segredos;

>> Revelado;

>> Resultados reais;

>> Poderoso;

>> Matador;

>> Você;

>> Grátis;

>> Finalmente;

>> Esperto;

>> Crítico;

>> Comprovado;

>> Cientificamente;

>> Chocante;

>> Brecha;

>> Atenção;

>> Atalho.

 

Se quiser entrar no grupo, manda e-mail para rafatorres.bezerra@gmail.com solicitando um convite. 🙂

 

Faça Diferente

Eu já falei sobre inovação aqui neste artigo. Mas vou repetir para que você não esqueça.

Tem certos modelos de títulos que já estão manjados e chatos, o leitor já está “vacinado” contra eles. Sempre que for criar uma headline, tente fazer algo exclusivo para sua audiência. Ok?

 

 

Não esqueça do SEO

Claro! Sem SEO fica difícil, né?

Coloque sempre a palavra-chave no seu título. Isso vai ajudar, e muito, na otimização do site e ranqueamento na busca orgânica.

Se quiser outras dicas grátis de SEO para WordPress, leia este artigo que escrevi.

 

Não seja modinha

…e nem “Maria vai com as outras“.

Não é porque todo mundo está fazendo que você também deve fazer.

Pegue o modelo que todos estão usando e crie o seu modelo próprio.

Ser modinha já saiu de moda! 🙂

 

Bom. É isso!

Se você tem alguma consideração final ou quer contribuir com o nosso artigo, escreva no comentário aqui abaixo ou mande e-mail para rafatorres.bezerra@gmail.com.

 


 

Eu me amarro receber feedbacks e contribuições dos meus leitores.

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CONTINUE LENDO

Como escrever headlines altamente persuasivas (Manual Completo + Modelos)

8 Ferramentas para Pesquisa de Palavra-chave Gratuitas

53 Fontes de Tráfego para seu Blog Gerar Leads todos os dias

 

 

Vamos nos falar?

Mande e-mail para rafatorres.bezerra@gmail.com, ou add “orafatorres”  no Skype e me chame para um bate-papo. Estou te esperando!

 

 

Outros meios:

Whatsapp: 21 99279-2423

fb.com/rafatorres.bezerra

 

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Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline. Whatsapp: (21) 99279-2423

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