Como escrever headlines altamente persuasivas (Manual Completo + Modelos)

 

Você quer converter mais leads em clientes? Eu imagino que sim. Quem não quer?

 

Escrever headlines persuasivas para artigos ou anúncios é uma tarefa essencial para que o usuário execute uma conversão. Portanto, além de ler este artigo, indico que você leia o livro “As armas da Persuasão”, de Robert Cialdini, para entender como funcionam e como usar os principais gatilhos mentais em suas headlines.

 

Porém, não adianta somente pesquisar referências. Escrever bons títulos requer uma boa carga de tempo e teste. Por isso, eu resolvi disponibilizar alguns modelos de headlines que eu uso, para que você possa tomar como base e criar mais facilmente bons títulos persuasivos e que convertam.

 

Além de te dar os modelos de headlines que eu uso, vou te ensinar como funciona e como usar a técnica “AIDA” para construção de headlines matadoras.

Ps.: Não adianta somente criar bons títulos, você deve ser criativo e escolher boas  imagens para seu artigos e seus anúncios. Em outro artigo, eu listei os 9 melhores sites para baixar imagens perfeitas. É um bom complemento para este artigo.

 

Tópicos:

  • O que é headline?
  • Técnica “AIDA”
  • 11 dicas para escrever headlines que convertem
  • Exemplos reais de headlines que convertem
  • Modelos para criar sua headline
  • Palavras importantes para criar headlines persuasivas

 

Como escrever titulo que convertem?

 

Você vê a imagem acima? Esse é o seu cliente quando busca por algum conteúdo no Google. As portas são os blogs que oferecem conteúdo relevante sobre o tema pesquisado. E o homem representa o usuário tentando decidir em qual site entrar.

 

O principal fator que influenciará o usuário a entrar em seu blog ou clicar em seu anúncio será o título. Portanto, lembre-se: O título é tão importante quanto o conteúdo.

 

O que é headline?

Headline é um substantivo do vocabulário Inglês, cujo sinônimo é “Título”. Mas também é muito conhecida como “Manchete”. Portanto, uma headline é o título de um artigo, de notícias em jornais ou em revistas que você vê quase todos os dias.
Como utilizar a técnica AIDA

Técnica “AIDA” 

A técnica “AIDA” é uma das mais antigas e utilizadas para criação de headlines. Consiste em 4 elementos essenciais para criação de títulos persuasivos. São eles:

 

  1. Atenção;
  2. Interesse;
  3. Desejo;
  4. Ação.

 

Atenção é bem óbvio. Você deve chamar a atenção do usuário com palavras persuasivas (Você verá uma lista de palavras persuasivas no fim deste artigo).

 

Atenção não é o suficiente. Você deve despertar o Interesse do usuário mencionando o benefício que ele terá ser ler seu artigo ou clicar no seu anúncio.

 

Além do interesse, você deve despertar o desejo de clicar em sua headline. Isso pode ser feito, facilmente, usando o gatilho mental da escassez ou curiosidade.

 

E por último a Ação, também conhecida como “Call to Action”, ou seja, é um botão ou qualquer indicador que faça o usuário clicar para ler o artigo, acessar seu site, comprar seu produto… (Exemplo: “Leia mais”, “Clique aqui”).

 

11 dicas para escrever headlines que convertem

 

  1. Todo título persuasivo deve ser curto, portanto, tente criar o seu com até 64 caracteres;
  2. Destes 64 caracteres, tente formar de 3 a 6 palavras;
  3. Use adjetivos e gatilhos mentais que despertem o interesse do usuário;
  4. Use percentuais, números e faça listas;
  5. Escreva títulos que resumem o que o usuário irá ver após clicar;
  6. Apresente os benefícios logo na headline;
  7. Seja direto;
  8. Responda perguntas;
  9. Não crie um só título, crie 10 ou mais variações;
  10. Use palavras que despertem a curiosidade;
  11. Não se esqueça do SEO.

 

Exemplos reais de headlines que convertem

Para demonstrar melhor como escrever títulos para artigos de blog que convertem, vou explicar como eu construí os títulos dos artigos aqui do meu blog. Afinal, nada melhor do explicar o que eu mesmo fiz e obtive bons resultados. Não é?

 

Como escrever headlines persuasivas para artigos e anúncios

 

Persona: Você conhece sua audiência?

 

>> Você conhece: A palavra “você“ tem um impacto persuasivo muito forte. É como se eu estivesse falando pessoalmente com o usuário.

>> Persona: A palavra “Persona” se torna por si só, pois é um elemento essencial para obter sucesso em estratégias de MKT Digital. No entanto, poucos profissionais dominam perfeitamente as técnicas para criação de personas.

>> Você conhece sua audiência?:  A ideia é criar a dúvida na mente do usuário e tomar sua atenção para a pergunta. Caso a dúvida persista, é muito provável que o usuário clique para ler mais.

 

Como escrever headlines para anúncios e blog

 

Manual Bind Ads: Tudo o que você precisa saber antes de começar a anunciar

 

>> Bing Ads: Tema do artigo;

>> Manual: Chama a atenção por indicar que o usuário aprenderá facilmente, como em um manual de instrução;

>> Tudo o que você precisa saber: Esse é o benefício que o usuário terá se clicar;

>> Antes de começar a anunciar: Gera a sensação de urgência. Tipo: “Leia antes de fazer o primeiro anúncio”.
Como escrever headlines persuasivas que convertem mais

 

11 livros sobe Marketing digital indispensáveis em sua biblioteca (+3 audiobooks grátis)

 

>> 11: As pessoas adoram listas e números. Além disso, evitei usar um número inteiro ou clichê, como: 10, 5, 7.

>> Livros sobre Marketing digital: Tema do artigo;

>> Indispensáveis: Desperta a atenção do usuário;

>> Grátis: As pessoas adoram receber algo grátis.

O que é headline e como criar uma?

 

Os 9 melhores sites para baixar imagens perfeitas para artigos de blog

 

>> 9: Pessoas adoram listas e números;

>> Baixar imagens: Benefício / Tema;

>> Para artigos de blog: Finalidade;

>> O 6º é o meu favorito: Curiosidade.

 

Como escrveer headlines matadoras?

 

19 Aplicativos para Instagram que vão turbinar seu perfil [Android]

 

>> 19: Pessoas adoram listas e números;

>> Aplicativos para instagram: Benefício;

>> Turbinar: Ganância / Curiosidade;

>> Android: Especificidade.

 

Modelos para criar títulos para artigos de blog

Criar bons títulos para artigos requer tempo e experiência.

Uma dica é usar plugins de teste A/B ou fazer testes no próprio Facebook com anúncios.

Mas para facilitar seu trabalho, vou te dar alguns modelos de headlines que eu uso para criar os títulos dos artigos aqui do blog.

 

Aprenda a escrever titulos persuasivos

Headlines com Apelo ao medo

Você tem certeza de que seu [coração] está funcionando bem?

Leia isso antes de [fazer um blog]!

Você sabe quais os sintomas do [fracasso]?

 

Headlines com apelo a Ganância

Aumente seu faturamento em [poucos dias];

Clique somente se quiser [gerar trafego qualificado para seu blog, gastando pouco];

Transforme ideias em produtos milionários com este passo a passo.

 

Headlines com apelo a Curiosidade

Boas notícias para quem gosta de más notícias;

Uma rápida mensagem para [você];

Eu amo essa [ferramenta] de [E-mail marketing].

 

Headlines para Prova Social

Método que ajudou a [mais de 20 dos maiores empresários ] a [ficarem ricos];

Mais de 60.000 pessoas já [alcançaram] o que você esta esperando;

Como [Conrado Adolpho] conseguiu [gerar tal resultado].

 

Headlines com apelo ao Pertencimento

[Investidor inteligente]. Junte-se a nós;

Faça parte do grupo dos [produtivos];

Seja como [Philip Kotler];

Você não tem que ser [rico] para [investir em link patrocinado].

 

Headlines com apelo à Preguiça

Descubra como você pode facilmente [ganhar dinheiro na internet];

[13] ideias para alavancar seu [negócio] rapidamente;

Veja como ganhei [7 dígitos] em [7 dias].

 

Palavras importantes para criar headlines persuasivas para artigos

As palavras persuasivas abaixo, quando bem empregadas,  tem o poder de influenciar o cérebro do usuário a clicar em sua headline. É importante usar estas palavras também em seus artigos, anúncios e campanhas de e-mail marketing.

 

Grátis, Guia, Manual, Completo, fácil, rápido, alavancar, método, estratégia, resultado, inteligente, faturar, milionários, dígitos, você, Fórmula, incrível, independência, eficaz, testado, impacto, garantido, generosidade, item de colecionador, legal, família, realize, viajar, desejo, motivar, equipe, profissionalismo, limitado, liberdade, popular, passo a passo, seduzir, segredos, parabéns, obrigado, truques, triplicar, vantagem, tempo limitado.

 

CONCLUSÃO

Agora já sabemos que a Headline é a porta de entrada de nossa casa, ou melhor, é o porteiro de prédio. Se a headline for bem feita e persuadida, ela abrirá o portão para o usuário entrar.

 

Para complementar estes artigo, assim como disse lá no começo, recomendo que leia livros sobre Persuasão. “Armas da Persuasão” é um dos melhores e mais famosos.

 

CONTINUE LENDO

>> 11 livros sobre Marketing digital indispensáveis em sua biblioteca (+3 Audiobooks Grátis)

>> Persona: Você conhece a sua audiência?

>> As 15 melhores referências [internacionais] em Marketing Digital que você DEVE seguir

 

Vamos nos falar?

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Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline. Whatsapp: (21) 99279-2423

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