Persona: Você conhece a sua audiência?

 

Ao planejar uma campanha de marketing digital, é de suma importância entender plenamente o comportamento do consumidor. Para isso, é necessário criar uma persona com o perfil do consumidor a ser impactado, baseando-se em pesquisas comportamentais e de experiência do usuário. Muito utilizadas por redatores, profissionais de marketing e usabilidade.

 

Com base na persona é possível entender os desejos e as necessidades do usuário em relação ao produto ou serviço ofertado. Com isso, o caminho a ser percorrido durante uma campanha de branding ou conversão para obter resultados positivos se torna mais simples e claro.

Mas como criar uma persona sem conhecer profundamente o perfil de seu público-alvo?

 

Uma das melhores técnicas para criação de personas para blogs, sem conhecer o seu público-alvo, é usar ferramentas de análise de tráfego e audiência, como o Google Analytics, por exemplo.

 

Pela ferramenta de análise da Google é possível encontrar dezenas de dados comportamentais, geográficos e demográficos sobre o público do seu blog. É possível descobrir qual a faixa etária, o sexo, o idioma, a localização, o nível de engajamento com seu site, o navegador e o dispositivo mais usado por sua audiência e muito mais… Uma infinidade de dados!

 

Agora você deve estar cheio de ideias em sua mente e querendo criar sua persona agora mesmo. Pois bem! Vamos criar uma persona juntos, para que você entenda o processo e crie a persona corretamente para seu blog. Ok?

 

Criando uma Persona utilizando o Google Analytics

Os dados obtidos via Google Analytics não formam uma persona completa, entretanto, revelam dados cruciais que podem ser atrelados aos relatórios de benchmarking e formular um perfil quase completo de sua audiência atual.

 

O primeiro passo é acessar sua conta do Google Anlytics. Para isso, vou usar a conta de um dos meus blogs para uma experiência visual melhor. Para ter um volume maior de dados sobre o seu público-alvo, estenda o período de visualização para até três meses.

 

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No painel à direita, clicando em Público-alvo >> Visão Geral >> Informações demográficas, é possível ver duas informações sobre o público-alvo: Idade e Sexo.

 

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Dessa forma, já sabemos que o público principal do blog tem entre 18 e 24 e a sua maioria é mulher. Vai anotando!

 

Nas abas “Categorias de afinidade”, “Segmentos de mercado” e “Outras categorias”, é possível capturar dados específicos sobre o interesse de seu público e ainda obter ideias sobre como monetizar seu blog.

 

Antes de colher os dados, entenda:

>> Categorias de afinidade: identifica o estilo de vida do usuário;

>> Segmentos de Mercado: Identifica o que os usuários estão mais propensos a comprar;

>> Outras Categorias: Mostra uma visão mais específica sobre o seu público. Exemplo: Enquanto a categoria de afinidades mostra que os usuários gostam de ver filmes e TV, em “Outras categorias” é possível identificar que o que mais interessa é: Entretenimento, Celebridades e notícias.

 

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Com isso, podemos colher mais duas informações:

Sabemos que o maior interesse dos usuários é tecnologia e filmes e que estão propensos a comprar vestuário, acessórios e eletrônicos.

 

O menu “Geográfico” mostra a localização e o idioma de sua audiência. Essas informações são de suma importância se você possui um blog nichado, com ênfase em certos estados ou regiões do país.

 

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Agora sabemos que o nosso maior público é brasileiro, tem o português como idioma padrão e acessa internet, principalmente, na região sudeste.

 

Esta informação parece um pouco óbvia, visto que o conteúdo é todo em português. Entretanto, se você possui um negócio muito nichado, com ênfase em algumas cidades ou estados, deve estar atento a estes dados.

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No menu, “Comportamento” >> “Engajamento” é possível ver o engajamento de sua audiência em seu blog.

 

É importante saber que quanto menos conteúdo, quanto mais tempo o blog demorar a carregar, entre outros fatores, menor será o tempo do usuário em seu site.

 

Esta aba não possui dados que estrarão em sua persona, mas é importante para saber o engajamento de seu público atual.

 

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Nesta aba podemos ver um dos dados mais importantes sobre sua audiência: Os navegadores mais usados.

 

Muitas vezes, programadores iniciantes percebem algum erro de codificação em seu blog dentro de alguns navegadores, mas deixam passar por acharem que o navegador em questão não é importante.

 

Com estas informações, você saberá quais os principais navegadores utilizados por sua audiência. Neste caso, percebe-se que o “Chrome” é o mais utilizado, seguido do “Safari” e do “Android Brouwser” (Mobile).

 

E por falar em Mobile, o próximo menu mostra a “categoria dos dispositivos” e quais os “dispositivos” mais usados por seu público para acessar seu blog.

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Em nosso caso, temos:

Categoria de dispositivos: Mobile, depois Desktop e por último o Tablet.

Dispositivos: “Apple iPhone”, seguido do “Moto G” e Apple iPad.

 

Agora vamos ao menu “Aquisição”, para descobrir de onde vem o público de seu blog.

 

Em “Todo o tráfego” >> “Canais”, é possível ver quais os canais que mais levam sua audiência ao seu site.

 

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Agora sabemos que:

O tráfego orgânico é a principal porta de entrada de nosso blog, seguido por tráfego direto, referência e Social.

 

Para finalizar, vamos ao menu “Comportamento” para descobrir de onde vem o público de seu blog.

 

Clique em “Comportamento” >> “Pesquisa interna” >> “Visão Geral”.

 

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Em nosso caso, não temos nenhum dado para amostra, pois a busca interna não é muito usada em nosso blog.

 

Mas nesta aba, é possível saber quais os termos mais pesquisados no campo de busca de seu blog.

 

O menu com os dados da busca interna é o último abordado para criação de persona. Agora que analisamos e colhemos todos os dados fornecidos pelo Google Analytics, vamos ver como ficou a nossa “persona”.

 

É importante lembrar que esta persona não está 100% concluída. Mas com estes dados em mão, você poderá criar artigos melhores, com base em alguns interesses de sua audiência atual e na análise de blogs concorrentes.

 

Essa é a Persona criada com os dados do Google Analytics:

 

Sexo: Feminino
Faixa etária: 18-24
País: Brasil
Idioma: Brasileiro
Região: Sudeste
Principais estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais
interesses principais: Tecnologia e filmes
Navegadores mais usados: Chrome / Safari / Android Browser
Dispositivos mais usados para acessar internet: Mobile, depois Desktop e por último o Tablet.
Modelos de Dispositivos: “Apple iPhone”, seguido do “Moto G” e Apple iPad.
Como acessar ao blog: Costuma pesquisar no Google, mas grande parte acessa via link direto
Pesquisa interna do blog: Não costumam pesquisar no Campo de busca do Blog
Interesse de compra: Vestuário e Eletrônicos

 

CONCLUSÃO

Criar uma persona não é nem de longe uma tarefa fácil, mas muitos blogueiros transformam esta tarefa em um “bicho de sete cabeças”. Mas o importante é que agora sabemos que não é para tanto, certo? Somente com os dados obtidos com o Google Analytics, já é possível ter uma ideia de qual é o público que está sendo impactado pelo conteúdo e as principais informações comportamentais, geográficas e demográficas.

 

É sabido que estes dados por si só são pouco expressiveis. Por isso, é aconselhável criar uma lista de e-mails de seus leitores, e enviar periodicamente um formulário de pesquisa de público-alvo que complete sua persona.

 

 

Agora me conte sobre sua experiência em criar sua persona.

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Rafael Torres

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