Como criar um plano de produção de conteúdo para Blogs?

Cuidado: Direção > Velocidade

Muitas pessoas acham que o tema do momento, que mais gera curtidas nas mídias sociais, deve ser prioridade em seu blog. Mas nem sempre as coisas funcionam desse jeito.

O primeiro passo é ter em mente o objetivo de seu blog e o perfil de sua Persona. É sobre marketing? Que área de marketing? É sobre emagrecimento? Como você ajuda o seu usuário a emagrecer? Decoração?

Após definir o tema específico de suas postagens trace seu objetivo e siga-o.

Não se deixe levar somente pelos temas mais atuais ou com mais audiência. “Não adianta andar rápido se não se sabe pra onde ir.”

 

Posicionamento

Quando se fala em posicionamento Al Ries é autoridade no assunto.

O primeiro e um dos mais conceituados livros de Marketing Digital foi escrito por ele. Mas não pense que só porque é antigo que está desatualizado, muito pelo contrário, tudo o que Ries cita em seu livro cada ano que se passa torna-se mais verdadeiro e atual.

Ries prega que cada marca conhecida pelo cliente potencial ocupa um espaço dentro da mente do cliente organizado hierarquicamente.

Cada empresa tem um posicionamento diferente em seu mercado, mas este posicionamento de fato só acontece dentro da cabeça do cliente e isso é fruto de todas as interações que o cliente tem com os setores de atendimento, Marketing, vendas, suporte.

Não adianta pregar a ideia de melhor atendimento se, de fato, esse setor não funcione.

Agora eu vou te contar todos os passos para Criar o Plano de conteúdo do seu blog.

 

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CRIE SUA PERSONA

Personas são “personagens” criados para representar o seu público-alvo. Para criar uma persona, no mínimo 6 perguntas devem ser feitas:

  1. Quem e o seu potencial cliente? {Características físicas e psicológicas}
  2. Que tipo de assunto interessa para ele sobre o seu setor?
  3. Quais são as atividades mais comuns?
  4. Qual seu nível de instrução?
  5. Que tipo de informação ele consome e em quais veículos?
  6. Quem influência suas decisões?

Aprofundando um pouco mais…

  1. Quais são os sonhos desse potencial cliente?
  2. Quais são seus medos?
  3. Quais são suas dificuldades?
  4. Quais as dúvidas e objeções que ele costuma ter em relação ao seu serviço?
  5. No que a persona acredita e no que não acredita?
  6. O que ele já tem e não tem?

Criar uma persona é essencial para conhecer o seu potencial cliente e assim poder criar uma conexão entre seu conteúdo e o que o seu público quer ver.

 

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ESCOLHA QUEM DEVE PRODUZIR SEU CONTEÚDO

A grande maioria dos empreendedores acham que para produzir conteúdo é preciso contratar um especialista. Isso vai depender muito do seu nicho de mercado, tempo disponível, nível de criatividade e verba disponível para investimento. Não há uma receita de bolo para escrever um bom texto, mas existem algumas soluções interessantes.

Cada uma das 3 opções citadas abaixo tem suas vantagens e desvantagens. Tente analisar o que faz mais sentido para o seu negócio e coloque seu plano em prática.

Marketing in-house

É quando a própria equipe de marketing produz seu próprio conteúdo. Esta opção é muito interessante, pois sua equipe conhece muito bem seu público-alvo, sabe o que ele procura e como procura.

O lado negativo é o tempo que se leva para escrever um bom conteúdo. Se sua equipe for pequena, pode ser mais relevante contratar um Copywriter experiente.

Agência terceirizada

Essa opção é muito legal quando você não tem uma grande equipe e precisa de resultados imediatos. Ao invés de gastar tempo e dinheiro treinando e aperfeiçoando um funcionário interno, pode-se contratar uma agência especializada que trará mais resultados.

O ruim desta opção é não ter o total controle da criação e disseminação do conteúdo, além de não poder comprovar o conhecimento técnico do profissional que está produzindo seu conteúdo.

Freenlancer e Plataformas

É muito interessante e prático. Nesta opção há uma dinâmica maior e menor prazo para entrega do conteúdo.

A desvantagem é também não poder comprovar o conhecimento técnico profissional tendo que contratar um redator, além de que você mesmo terá que postar e disseminar o conteúdo.

 

 

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DEFINA A FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO

Quantas vezes por dia, semana ou mês devo postar meu conteúdo?

A melhor resposta para esta pergunta é: Quanto é possível mantendo a consistência?

Não adianta postar um post por dia se o nível de qualidade não pode ser mantido. Mas pesquisas dizem que “quanto mais você produz conteúdo melhor tendem a serem os resultados em geração de leads e clientes“.

 



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DEFINA O MELHOR TIPO DE CONTEÚDO PARA SEU PÚBLICO-ALVO

Tudo vai depender da sua estratégia de captação de clientes e de sua persona. Mas os mais importantes são:

Texto

Prós: É amigável ao Google e engaja o usuário.

Contra: Alta competição e leva tempo para ser lido.

Infográficos

Prós: Alta viralidade, facilmente consumido e gera muito mais engajamento que textos.

Contra: Muito trabalho e custoso.

Vídeos

Prós: Consumido facilmente, viral, cria familiaridade e autoridade, além de melhorar o marketing pessoal/empresarial, engajamento instantâneo.

Contra: Setup pode ser custoso e leva tempo para ser editado.

eBooks

Prós: Construção de autoridade, transmite muito valor, ativa o gatilho da reciprocidade.

Contras: Trabalhoso, difícil de ser consumido.

 

Bom. Espero que você tenha entendido melhor como funcionam os diferentes tipos de conteúdos para disponibilizar para sua persona.

 

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Ainda tem dúvidas? Comenta aqui embaixo. Ou, se preferir, manda e-mail para rafatorres.bezerra@gmail.com, que eu te ajudo no que for preciso. Ok? =D

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Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline. Whatsapp: (21) 99279-2423

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