Como criar um plano de produção de conteúdo para Blogs?

Cuidado: Direção > Velocidade

Muitas pessoas acham que o tema do momento, que mais gera curtidas nas mídias sociais, deve ser prioridade em seu blog. Mas nem sempre as coisas funcionam desse jeito.

O primeiro passo é ter em mente o objetivo de seu blog e o perfil de sua Persona. É sobre marketing? Que área de marketing? É sobre emagrecimento? Como você ajuda o seu usuário a emagrecer? Decoração?

Após definir o tema específico de suas postagens trace seu objetivo e siga-o.

Não se deixe levar somente pelos temas mais atuais ou com mais audiência. “Não adianta andar rápido se não se sabe pra onde ir.”

 

Posicionamento

Quando se fala em posicionamento Al Ries é autoridade no assunto.

O primeiro e um dos mais conceituados livros de Marketing Digital foi escrito por ele. Mas não pense que só porque é antigo que está desatualizado, muito pelo contrário, tudo o que Ries cita em seu livro cada ano que se passa torna-se mais verdadeiro e atual.

Ries prega que cada marca conhecida pelo cliente potencial ocupa um espaço dentro da mente do cliente organizado hierarquicamente.

Cada empresa tem um posicionamento diferente em seu mercado, mas este posicionamento de fato só acontece dentro da cabeça do cliente e isso é fruto de todas as interações que o cliente tem com os setores de atendimento, Marketing, vendas, suporte.

Não adianta pregar a ideia de melhor atendimento se, de fato, esse setor não funcione.

Agora eu vou te contar todos os passos para Criar o Plano de conteúdo do seu blog.

 

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CRIE SUA PERSONA

Personas são “personagens” criados para representar o seu público-alvo. Para criar uma persona, no mínimo 6 perguntas devem ser feitas:

  1. Quem e o seu potencial cliente? {Características físicas e psicológicas}
  2. Que tipo de assunto interessa para ele sobre o seu setor?
  3. Quais são as atividades mais comuns?
  4. Qual seu nível de instrução?
  5. Que tipo de informação ele consome e em quais veículos?
  6. Quem influência suas decisões?

Aprofundando um pouco mais…

  1. Quais são os sonhos desse potencial cliente?
  2. Quais são seus medos?
  3. Quais são suas dificuldades?
  4. Quais as dúvidas e objeções que ele costuma ter em relação ao seu serviço?
  5. No que a persona acredita e no que não acredita?
  6. O que ele já tem e não tem?

Criar uma persona é essencial para conhecer o seu potencial cliente e assim poder criar uma conexão entre seu conteúdo e o que o seu público quer ver.

 

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ESCOLHA QUEM DEVE PRODUZIR SEU CONTEÚDO

A grande maioria dos empreendedores acham que para produzir conteúdo é preciso contratar um especialista. Isso vai depender muito do seu nicho de mercado, tempo disponível, nível de criatividade e verba disponível para investimento. Não há uma receita de bolo para escrever um bom texto, mas existem algumas soluções interessantes.

Cada uma das 3 opções citadas abaixo tem suas vantagens e desvantagens. Tente analisar o que faz mais sentido para o seu negócio e coloque seu plano em prática.

Marketing in-house

É quando a própria equipe de marketing produz seu próprio conteúdo. Esta opção é muito interessante, pois sua equipe conhece muito bem seu público-alvo, sabe o que ele procura e como procura.

O lado negativo é o tempo que se leva para escrever um bom conteúdo. Se sua equipe for pequena, pode ser mais relevante contratar um Copywriter experiente.

Agência terceirizada

Essa opção é muito legal quando você não tem uma grande equipe e precisa de resultados imediatos. Ao invés de gastar tempo e dinheiro treinando e aperfeiçoando um funcionário interno, pode-se contratar uma agência especializada que trará mais resultados.

O ruim desta opção é não ter o total controle da criação e disseminação do conteúdo, além de não poder comprovar o conhecimento técnico do profissional que está produzindo seu conteúdo.

Freenlancer e Plataformas

É muito interessante e prático. Nesta opção há uma dinâmica maior e menor prazo para entrega do conteúdo.

A desvantagem é também não poder comprovar o conhecimento técnico profissional tendo que contratar um redator, além de que você mesmo terá que postar e disseminar o conteúdo.

 

 

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DEFINA A FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO

Quantas vezes por dia, semana ou mês devo postar meu conteúdo?

A melhor resposta para esta pergunta é: Quanto é possível mantendo a consistência?

Não adianta postar um post por dia se o nível de qualidade não pode ser mantido. Mas pesquisas dizem que “quanto mais você produz conteúdo melhor tendem a serem os resultados em geração de leads e clientes“.

 



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DEFINA O MELHOR TIPO DE CONTEÚDO PARA SEU PÚBLICO-ALVO

Tudo vai depender da sua estratégia de captação de clientes e de sua persona. Mas os mais importantes são:

Texto

Prós: É amigável ao Google e engaja o usuário.

Contra: Alta competição e leva tempo para ser lido.

Infográficos

Prós: Alta viralidade, facilmente consumido e gera muito mais engajamento que textos.

Contra: Muito trabalho e custoso.

Vídeos

Prós: Consumido facilmente, viral, cria familiaridade e autoridade, além de melhorar o marketing pessoal/empresarial, engajamento instantâneo.

Contra: Setup pode ser custoso e leva tempo para ser editado.

eBooks

Prós: Construção de autoridade, transmite muito valor, ativa o gatilho da reciprocidade.

Contras: Trabalhoso, difícil de ser consumido.

 

Bom. Espero que você tenha entendido melhor como funcionam os diferentes tipos de conteúdos para disponibilizar para sua persona.

 

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Ainda tem dúvidas? Comenta aqui embaixo. Ou, se preferir, manda e-mail para [email protected], que eu te ajudo no que for preciso. Ok? =D

Comentários

Comentários

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  • Elaine Correia Montenegro

    Muito bom Rafa, finalmente um artigo com conteúdo original e diferenciado. Gostei muito. Parabéns!

    • Obrigado. Elaine.

      Seu blog tbm é muito bom.

  • Fernanda Vilas Boas Camargo

    Excelente artigo, Rafael. Muito completo e de extrema qualidade!

    • Ai, ai… Esse suor que cisma em cair dos meus olhos quando escuto esse tipo de comentário.

      Fernanda, você não imagina como é importante este comentário para cada dia mais eu me inspirar e me dedicar mais e mais para trazer os melhores artigos pro blog.

      Muito obrigado! :’)

  • Ellen

    Muito Bom O Artigo, e as imagens então.. Sensacional rsr..!

    • Obrigado, Ellen.

      As imagens foram escolhidas a dedo. :^>

  • Mônica Motta

    Muito bom o artigo. Adorei as fotos… hehe parabéns!

    • Que legal, Mônica.

      Todos estão gostando. Vou seguir sempre este mesmo estilo.

      Confira os outros posts também. 😉

  • Ola Rafael, realmente tentar entender a persona e o que ela esta buscando é o tiro mais certeiro para ter sucesso com os artigos, atingir o ponto alvo é a melhor sacada.Abraços

    • O ser humano é muito diversificado. Uns gostam de jogar futebol, outros de assistir e outros nem sabem as regras… rsr

      Por isso é tão importante saber quem está lendo, para saber como escrever.

  • Kristell Alba

    Obrigado pelas dicas vão ser minha guia.

    • Obrigado, Kristell. =D

  • Helena Argonath Bochiski

    Olá Rafael, já li muitos artigos em blogs e dificilmente vejo abordarem o assunto do Avatar ou Persona como você chama ! É a peça mais importante de qualquer tipo de marketing e vejo que infelizmente muitas pessoas, até bem sucedidas em termos monetários, não conhecem muito bem seu público-alvo, acham que ele se resume apenas a gênero, idade e região. Quando todo mundo entender que é muito mais que isso, teremos anúncios melhores, produtos melhores e um marketing mais ativo e realmente de qualidade. Ótimo artigo !

    • Ótima visão, Helena.

      Outro dia eu visitei um cliente e lhe perguntei: Qual o seu público-alvo?

      Ele me disse: Mulheres, com mais de 25 anos, que moram no Rio de Janeiro.

      Eu disse: Bom. Agora me diga: Qual o seu público-alvo? O que você me disse é o que todo o universo sabe. Mas… O que seu público sente? O que ele pensa de sua empresa? Qual a Classe social? Tem filhos? O que ele deseja de sua empresa? Quais as dúvidas, medos e receios?

      Ele me disse: NÃO sei.

      Esse é o problema do comércio brasileiro, se bitolam muito em vender e vender cada dia mais, no entanto não sabem como vender e pra quem vender.

      • Helena Argonath Bochiski

        Estou chegando nesse mercado tem poucos meses e fico assustada com isso, porque antes de sermos empreendedores também fomos em algum momento o “avatar” de alguém. Dos cursos que já fiz apenas um abordou o tema “avatar” de uma forma mais completa… triste… vejo que alguns profissionais desse meio querem apenas os reais… Espero poder contribuir um pouco para melhorar esse quadro.

        • Exatamente.

          Muita gente aborda o tema persona, buyer persona. Mas poucos vão a fundo no assunto e ensinam o passo-a-passo para criar uma persona que “preste”.

          Conteúdo tem muito, mas qualidade está em falta.

  • Tatiana

    Olá Rafael,
    Excelente conteúdo e qualidade do seu blog é maravilhosa.

    • Maldito suor que escorre de meus olhos agora. :’)

      Você não sabe o quão prazeroso é escutar isso.

      Obrigado, Tatiana.

  • Alessandro Barros Viveiros

    Definir uma linha editorial para um blog é mesmo muito importante para o seu sucesso e crescimento. É realmente muito complicado e difícil fazer isso, mais é o conteúdo que vai ditar o que seu blog será no decorrer do tempo e sendo assim, não tem mesmo para onde fugir. Parabéns pelo belo conteúdo!

    • Exatamente, Alessandro.

      Ou você defini seu plano e estratégia antes de criar a primeira postagem, ou seu blog estará exposto à “falência” em pouco tempo.

  • Adilson Junior

    Gostei do conteúdo e também das fotos cara! Show de bola! 😉

    • Que bom, Adilson.

      Espero que o conteúdo tenha lhe ajudado muito. Já sobre as fotos, eu tento sempre escolher as melhores e mais criativas para meu conteúdo.

      abçs.

  • Luanna Cabral

    Ola Rafael, gostaria de te falar o que mas me chamou atençao foi na seleçao das imagens aqui do seu blog, Nossa fo bem criativo é a primeira vez que entro num blog com imagens criativas assim. Continue assim e gostei tambem da parte que você mencionou de quem deve produzir seu conteúdo. Sucesso

    • Maravilha, Luanna.

      Esse lance das imagens é uma premissa de todo designer, e eu não sou diferente. Valorizo muito o poder das imagens, bem como das cores.

      Sobre quem deve construir o conteúdo, isso é muuito importante. Muita gente não tem tempo, outros tem tempo mas não conhecem o mercado e o cliente. É importante gastarmos bastante tempo pensando neste detalhe.

  • Vânia

    Muito bom artigo Rafael! Bem claro o seu Blog! Parabéns pelo conteúdo e visual!

    • Obrigado pelo feedback, Vânia. =D

      Que ótimo que gostou, sinal de que estou conseguindo alcançar meu objetivo.

  • ótimo artigo Rafael, eu quero escrever todos os dias no meu blog, acabo ficando horas em um artigo. Sucesso!

    • Eu me esforço para postar 1 vez por semana, pois tenho também que me dedicar à outros trabalhos.

      Tenta postar de 2 em 2 dias Letícia. 1 dia você escreve e no outro revisa e adiciona o que for preciso. #FicaADica =D

  • Cesar Fernando Rodrigues

    Ótimo conteúdo Rafael, parabéns! Vou aplicar isso para produzir meus artigos.. valeu

    • Obrigado, Cesar. Fico feliz em saber que estou ajudando você.

      Quando postar o próximo artigo me avise, hen! 😉

Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline. Whatsapp: (21) 99279-2423

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