Como criar conteúdo evergreen [eficaz]? Quais os benefícios deste tipo de conteúdo? [Parte 2/2]

Partindo do pressuposto que você já leu esse artigo que eu explico o que é conteúdo evergreen, sua importância e seus principais formatos, agora eu vou te ensinar como fazer conteúdo evergreen de qualidade para alavancar os acessos contínuos e a satisfação dos leitores de seu blog.

Ainda não leu o artigo anterior? Leia aqui

 

Caso tenha esquecido, Conteúdo Perene e Conteúdo Evergreen são a mesma coisa. 

Nem todo artigo deve ser oportuno ou efêmero, pois o que irá trazer grande parte dos leads para seu blog ou site é o conteúdo perene, o que pessoalmente acho reconfortante já que esse tipo de conteúdo me gera menos trabalho e mais resultados.

Mas como expliquei no post anterior, o seu blog não deve conter somente conteúdo perene. Estude seu nicho, sua persona e crie uma estratégia de produção de conteúdo onde você possa unir o útil ao agradável, ou seja, todos os tipos e modelos de postagens.

 

2 benefícios do Conteúdo Perene

Geração de leads

Sabemos que 6 em cada 10 consumidores ficam mais decididos a comprar de uma marca que lhes oferece conteúdo relevante, personalizado, exclusivo  e que proporciona uma experiência significativa.

Esse é o trunfo do conteúdo perene. Ele continuará trabalhando para você mesmo após meses ou anos da publicação do conteúdo, expondo seu produto / marca para cada vez mais para novos clientes potenciais.

Por exemplo: Esse post aqui onde eu cito 4,5 truques simples que você pode estar errando na hora de gravar seus vídeos, raramente ficará obsoleto pois tive a precaução de utilizar os conceitos do conteúdo perene para tentar “eternizar” este conteúdo.

 

Autoridade da marca

Criando um conteúdo “eterno” sua marca ganha exposição e posição de autoridade no assunto tratado. Outras marcas no futuro vão usar seu conteúdo como referência para produzir seus próprios artigos. E quem sabe você não ganha um link building? Ou melhor: você pode ser contratado para prestar consultoria ou escrever sobre este assunto em outros blogs.

Exemplos de conteúdos evergreen

  • Listas: 36 dicas para…;
  • Seu negócio: 7 razões para [executar tal ação] em seu negócio hoje mesmo;
  • FAQs: Respostas às perguntas frequentes de seus clientes;
  • Fatos históricos: A incrível história da Apple [infográfico];
  • Manual: Como criar uma audiência qualificada em 60 dias usando blog?

Já sabemos o que é. Agora veja o que não é:

  • Posts de notícias: Dilma é reeleita para Presidente da República em 2014;
  • Estatísticas: Estatísticas sobre o aumento de Conteúdos Evergreens em 2012;
  • Opiniões sobre notícias / fatos: Como Dilma usou o nordeste para se reeleger;
  • Conteúdo sobre eventos: Brasil surpreende na organização da Copa do Mundo.

A pergunta crucial que se deve fazer antes de criar um post evergreen é: Será que este conteúdo ainda será relevante daqui 3 anos para minha persona?

 

Dicas para Criar conteúdo Evergreen

Já sabemos o que é e o que não é conteúdo perene. Agora vou te dar algumas dicas de como construir o conteúdo para seu blog usando este conceito.

1. Descubra o que sua persona deseja

Não adianta você gastar todo o seu tempo, dinheiro e dedicação para criar um bom conteúdo para seu blog se não conhece o seu público-alvo.

O primeiro passo para criar o seu blog é saber quem é sua persona. O que ela gosta? O que pensa sobre o seu nicho? Qual é a melhor arquitetura da informação?

Aqui neste post eu ensino como criar seu plano de produção de conteúdo, além de explicar quais perguntas fazer para criar uma persona. Se você ainda não criou a sua, PARE agora e leia este post.

2. Faça um benchmarking

Resumindo. Benchmarking é o processo de analisar os seus concorrentes e mapear seus pontos fortes e seus pontos fracos com o intuito de superá-los nos dois quesitos.

3. Abranja todas as hipóteses do conteúdo tratado

Umas das maiores características do conteúdo evergreen é que é definitivo, abrangente e extenso. Depois de ler seu artigo perene, o leitor NÃO pode ter qualquer dúvida sobre o assunto que lhe faça pesquisar em outro lugar para sanar suas dúvidas.

4. Crie conteúdo atemporal

Como já sabemos, o conteúdo perene é atemporal. Deve ser tão relevante no dia da postagem, bem como 12 meses depois de criado. Mas lembre-se que é muito importante periodicamente atualizar este conteúdo. Entretanto, se o assunto exigir atualizações constantes, provavelmente não é perene.

5. Esqueça o Viral

Conteúdo viral não é perene. Este tipo de conteúdo some assim que um novo conteúdo viral surge no mercado. Pense em conteúdos mais extensos e relevantes para a sua persona.

6. Seja consistente

Quando você obter um resultado significativo, mantenha seu cliente informado sobre temas semelhantes e pertinentes ao assunto tratado. Adapte seu conteúdo para outras plataformas e formatos, como: SlideShare, You Tube e eBooks.

 

+ 6 Tipos de conteúdos Evergreen que vão alavancar seus resultados em pouco tempo

1. Entrevistas:

Você pode entrevistar especialistas em um nicho de mercado e conduzir a entrevista usando o conceito perene. Faça perguntas que eram feitas no passado, são feitas hoje e serão feitas no futuro.

2. Como fazer

“Como fazer” é um dos termos mais buscados na pesquisa do Google. A todo momento alguém está buscando aprender a fazer alguma coisa.

3. Conteúdos educacionais

As pessoas amam conteúdo educacional. E o fato deste tipo de conteúdo ser na maioria das vezes perene faz com que você seja praticamente obrigado a inserir esse tipo de conteúdo em seu blog.

4. Página “Sobre nós”

A sua história ou da sua empresa nunca irá mudar, no máximo aumentar. Portanto, se o seu site ou blog ainda não tem uma, trate de criar agora. Esta é a maneira mais fácil de criar este tipo de conteúdo. Veja um exemplo aqui.

5. Depoimentos

Outra coisa que não muda com o passar do tempo são os depoimentos. Esse é um dos motivos de o Google estar usando depoimentos e avaliações em redes sociais como critérios para posicionamento na busca.

Se você ainda não recolheu depoimentos de seus clientes ou colaboradores está perdendo tempo.

6. Comentários

Os comentários estão na mesma categoria dos depoimentos. Não mudam com o passar do tempo. Use Call to Actions para receber mais comentários em seu conteúdo. E por falar nisso, não vá esquecer de deixar seu comentário no fim desta página.

 

Como alavancar seu Conteúdo Evergreen?

Bom. Agora você já sabe como começar a criar seu conteúdo perene e quais as melhores táticas para escrevê-lo. Mas como alavancar o conteúdo do seu blog?

 

> Faça Link Building interno
Gere tráfego para outras postagens que estejam dentro do seu funil de vendas por meio do seu conteúdo perene. Mas não exagere!

> Use bons call to actions

Pense muito bem em seus call to actions, pois se algum deles não estiver alinhado com sua estratégia de marketing, isso poderá despencar suas conversões.

> Promova seu conteúdo

Use o poder das redes sociais e compartilhe seu conteúdo por meio delas. Mas o fato do conteúdo ser perene, não quer dizer que você deve compartilhar todos os dias. Use o bom senso nessa hora!

 

E NÃO esqueça! Mesmo o mais eterno conteúdo evergreen deve ser periodicamente revisado para garantir que está 100% correto.

 

Resumo deste artigo.

Quando você estiver pensando em algum tema para escrever algumas postagens para seu blog, dê sempre preferência para conteúdos perenes. Poucas pessoas tem todo o tempo do mundo para ficar pesquisando em vários sites sobre o mesmo assunto. Os leitores de hoje em dia gostam de conteúdos relevantes e práticos. A sua maior recompensa pode ser uma compartilhamento nas redes sociais ou até a conversão de uma meta.

 

Continue lendo. Não é suficiente entender o que é conteúdo Evergreen. Você deve aprender qual a melhor imagem para cada postagem de seu blog. Não sabe onde encontrar imagens perfeitas? CLIQUE aqui e leia este artigo onde eu vou te falar onde eu encontro as melhores imagens para o conteúdo do meu blog.

 

Você já faz conteúdo evergreen em seu blog? Deixe-me saber nos comentários aqui embaixo!

 

Comentários

Comentários

  • Luanna Cabral

    Ja tinha visto sua postagem no face e por acaso me despertou bastante curiosidade esse artigo na qual eu desconhecia bastante o que era evergrenn, a parte que você resaltou sobre entrevista me chamou bastante atenção. Gostei das dicas ali encontrada. Vou aplicar.Parabéns pelo bom conteúdo.

  • Conteúdo de extremo valor, gostei muito. Parabéns Rafael e muito sucesso pra você.

    • Obrigado, Edson.

      Volte sempre. :^>

  • Adilson Junior

    Cara, muito bom esse seu artigo! Você sempre posta conteúdos de excelente qualidade. não conhecia esse assunto sobre o conteúdo Perene, mas gostei bastante como você colocou no seu artigo! Show de bola! Um forte abraço Rafael e sucesso!

    • Muito obrigado, Adilson!

      Grande abraço! :}

  • Mônica Motta

    Muito bom! Sempre tem bons conteúdos aqui no seu blog, estou sempre aprendendo coisas novas ctgo . Achei muito proveitoso esse artigo e bem explicado, vou colocar em prática. Obrigada por compartilhar. Abraço.

    • Eu que lhe agradeço por voltar aqui no meu blog, Mônica.

      Boa sorte! 😀

  • Kristell Alba

    Oi Rafael, seu artigo é muito bom mesmo, realmente você sabe utilizar muito bem as técnicas que esta nos ensinando! Vou começar a trabalhar melhor meus conteúdos aplicando suas técnicas! obrigado

    • A ideia é justamente essa. Ajudá-los a melhorar as técnicas atuais.

      Boa sorte, Kristell. 😀

  • Vânia

    Olá Rafael! Estava lendo seu artigo. Parabéns! Não conhecia esse tema evergreen. Mas realmente são excelentes dicas, afinal, não adianta nada perder um tempão tentando criar um conteúdo para seu Blog se não souber quem é seu próprio público-alvo. Para entrar nesse ramo, devemos no mínimo saber quem serão nossos visitantes e conquistá-los com conteúdo que agrade. Só assim um trabalho poderá dar certo. Muito bom!

    • Falou e disse, Vânia.

      Ótimo pensamento. Você vai longe!

  • Olá Rafael, mais um conhecimento que adiquiri no seu artigo,muito bom. Parabéns!

  • Glauciane

    Bom dia Rafael, Voltei mais uma vez no seu blog para buscar dicas de como escrever bem os meus artigos, e mais uma vez me surpreendi com a qualidade dos seus artigos, você sintetiza muito bem e de forma clara, sem rodeios… Parabéns mesmo, já salvei seu endereço no favoritos, retornarei sempre, porque é um tema que tem reler sempre!

    • Exato. Esse é um tema que deve estar sempre fresquinho na mente.

      Muito bom saber que meus artigos estão lhe ajudando.

      Volte sempre.

      Grande Abraço!

  • Jota Santos

    Rafael…Que aula hein? Tudo muito enxuto, sem repetições desnecessárias, muito relevante seu conteúdo. Parabéns.

    • Obrigado, Jota.

      Abraços!

  • Ellen

    Execelente, muito bom seu artigo, me ajudou bastante ótimas dicas para se coloca em prática. Sucesso!

    • Coloque em prática e mande notícias sobre seus resultados. OK? :}

  • Olá Rafael, Desconhecia os termos, adorei ler. Obrigada por ter compartilhado esse conhecimento me ajudou muito.

    • Que bom que contribuir para seu crescimento intelectual.

      Abs. 😀

  • Fernanda Vilas Boas Camargo

    Rafael, achei o seu artigo muito fácil de ler e entender e que prende a atenção do leitor, incrível. Adorei essas dicas, vou tentar ao máximo incluí-las no meu dia a dia. Sucesso e abraços!

    • Que bom que adorou, Fernanda.

      Sucesso para nós. Abs!

  • Adorei. Não conhecia as estratégias para esse tipo de conteúdo!
    Começarei a aplicar e voltarei para aprender mais 😀
    Sucesso Massivo!!!

    • Obrigado, Maraiza.

      Aplique e me diga quais foram seus resultados. É muito importante pra mim!

      Sucesso massivo para nós! 😀

  • Tatianat

    Olá Rafael, não conhecia os tipos de conteúdos evergreen, você tem uma otima didática para explicar e passar conteúdo de qualidade, com certeza vou aplicar suas dicas e volto aqui para te contar os resultados, parabéns pelo excelente artigo. Sucesso.

    • Conteúdo evergreen é o maior combustível de um blog de sucesso, Tatiana.

      Obrigado pelos elogios. Sucesso para nós! 😀

  • Maria Campos

    Rafael, estou iniciando no marketing digital e seu artigo caiu como uma luva, voltarei sempre em seu blog para aprender. Obrigada pelas dicas e sucesso

    • Você está super convidada, Maria. Volte sempre que quiser para aprender e interagir conosco.

      Qualquer coisa, me add no skype: orafatorres

  • Bem interessante, eu nao conhecia esses termos , ja sabia como era mas em outras palavras.Otimas suas dicas 🙂

    • Os termos certo são Evergreen e Perene. Mas temos outras nomenclaturas semelhantes.

      Espero ajudar cada vez mais, Renata. 😀

  • Helô Pedrina

    Nossa.. adorei esse artigo. Nunca tinha ouvido falar em conteúdo evergreen, mas intuitivamente já o fazia. Anotei as tuas dicas e vou revisar meu evergreen.. rsss. Grata.. uma abraço!

    • Obrigado, Helô.

      É muito bom saber que estou conseguindo alcançar meu objetivo, que é contribuir cada vez mais para o conhecimento de todos.

  • Valéria Cordeiro

    Excelente Rafael!! Eu ainda não conhecia esta nomenclatura, para mim, foi de grande valia o seu artigo! Parabéns pela qualidade de conteúdo, e assim que construir o meu blog, vou usar as suas dicas! Abraços!

    • Que bom que pude contribuir para seu crescimento, Valéria.

      Se quiser trocar dicas antes e depois de criar o blog, é só me add no skype. Ok?

      Skype: orafatorres

  • Helena Argonath Bochiski

    Oi Rafael ! Aprendi sobre conteúdo evergreen num curso que fiz logo que cheguei no marketing digital, já tenho vários temas para meu projeto e muitos deles irei desenvolver como evergreen. Ótimo artigo ! Sucesso !

    • Oi Helena, Conteúdo evergreen é realmente uma ótima estratégia pra blogs.

      Sucesso para nós.

Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline. Whatsapp: (21) 99279-2423

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