Sem inspiração p/ escrever? Descubra os artigos mais compartilhados de qualquer blog

Existe uma ferramenta genial para análise de conteúdo que sempre a utilizo para analisar meus concorrentes de todos os nichos e sei que muitos profissionais também utilizam.

 

Ferramenta de análise de Conteúdo, SEO e Social Media

A ferramenta possui muitas funcionalidades. E o melhor, é grátis.
É possível fazer uma análise de SEO completa do seu site e compará-lo ao de seus concorrentes.

  • SEO On Page;
  • Social Signals;
  • Responsividade;
  • Backlinks;
  • Páginas Indexadas;
  • Keywords no conteúdo;
  • Velocidade.

 

Mas a funcionalidade que eu mais utilizo nessa ferramenta quando estou buscando inspiração para criar novos artigos, é a aba de:

  • Análise Social Media (Conteúdos mais compartilhados)

 

Ferramenta: QuickSprout Web Analyzer

Com esta ferramenta de análise de conteúdo e SEO, é muito fácil saber quais os conteúdos mais compartilhados pela audiência de seu concorrente e quais as redes sociais mais utilizadas.

Neste exemplo, eu fiz uma análise do conteúdo do site “marketingdeconteudo.com” e esse foi o resultado:

Em poucos minutos, eu descobri os 125 artigos e páginas mais compartilhados nas redes sociais.

Além disso, descobri que a rede social mais utilizada por sua audiência, para compartilhamento de conteúdo, é o Linkedin, seguido pelo Facebook e Twitter.

 

Posts mais compartilhados nas mídias sociais

 

Como analisar o conteúdo de concorrentes?

  • Acesse quicksprout.com;
  • Digite a URL do site a ser analisado e clique em “Yes, I want more traffic!”;
  • No Pop-Up clique em “No. I have enough trafic”;
  • Clique em “SOCIAL MEDIA ANALYSIS”.
  • Pronto!

 

O primeiro gráfico mostra quais das 5 mídias sociais (Linkedin, Facebook, Twitter, Plus e Pinterest) é a mais utilizada pela audiência do site para compartilhamento de conteúdo.

Análise de concorrência

Gráfico: Melhores Mídias Sociais para compartilhamento de Posts

 

O segundo gráfico mostra o mesmo resultado, porém em porcentagem e número de compartilhamento de todas as páginas analisadas:

Análise de concorrência

 

Por último, o mais importante: As páginas mais compartilhadas nas redes sociais

Posts mais compartilhados nas mídias sociais

Lista: Posts mais compartilhados nas Redes Sociais

Eu sugiro que você crie uma planilha com os TOPs conteúdos compartilhados, depois faça uma análise minuciosa em cada página:

  • Analise os comentários;
  • Analise os artigos relacionados;
  • Analise a quantidade de palavras;
  • Analise os backlinks (Saiba como analisar o PA aqui, e, como analisar DA de backlinks aqui);
  • E outras métricas que você julgar importante.

 

Depois de analisar, escreva artigos semelhantes para competir com seu concorrente na busca orgânica e, se possível, crie anúncios focados em públicos específicos, em cada mídia social que seu concorrente tem grande audiência.

 

Dica importante

Tente diversificar o tipo de conteúdo. Se o seu concorrente usa somente vídeos, crie um vídeo e um infográfico ou um artigo junto ao vídeo.
Assim, suas chances de angariar novos compartilhamentos aumentam, e muito.

 

E aí, vai deixar seu concorrente dominar o seu mercado?

Agora que você já tem a ferramenta certa para análise de conteúdo, e já aprendeu como utilizar, não fique só na teoria. Comece hoje mesmo a analisar seus principais concorrentes e coloque em prática sua estratégia de MKT de conteúdo e SEO. Vai lá!!!

 

Você já usou esta ferramenta? Conte um pouco da sua experiência aqui nos comentários e depois compartilhe este post com seus amigos do Facebook.

 

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Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline. Whatsapp: (21) 99279-2423

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