8 Ferramentas para Pesquisa de Palavra-chave Gratuitas

Todo bom profissional de marketing digital sabe que uma palavra-chave pode levar um site ao céu,. Ou ao seu fim.

Por isso, listei as 8 melhores ferramentas para pesquisa de palavra-chave que você pode usar para expandir sua lista e melhorar sua estratégia de SEO ou links patrocinados.

Todas as ferramentas desta lista são gratuitas, mas algumas possuem também uma versão “Premium”. Eu uso todas estas na versão free, mas tudo vai depender de sua necessidade. Vamos a nossa lista!

keywordtool.io - ferramenta para pesquisa de palavra-chave

keywordTool.io

A “keyword Tool” é uma ferramenta para pesquisa de palavra-chave cauda longa muito útil e interessante para buscar novos termos e rankear nos mecanismos de pesquisa.

A ferramenta possui uma versão grátis – que por sinal é ótima – e uma versão “PRO”, onde exibe algumas informações adicionais, como: Volume de buscas, CPC e concorrência.

Mas eu mesmo não uso a versão “PRO”. Os dados adicionais você pode obter facilmente com o planejador de palavra-chave do Google.

Como funciona?

É muito fácil usar a keyword Tool:

>> Basta acessar: http://keywordtool.io

>> Escolher entre as 4 opções de plaformas (Google, You Tube, Bing e App Store)

>> Digitar um termo de pesquisa e pronto!

O resultado será este abaixo:

Além de todas esta funcionalidades, seu grande diferencial fica por conta de sua interface. Se comparada a uma de suas maiores concorrentes, a Ubersuggest.org, com certeza ganha de lavada.

uberssugest: ferramenta para pesquisa de palavra-chave

UberSuggest.org

Assim como a “keywordTool.io”, a  “Ubersuggest” é também uma ótima ferramenta para busca de termos de pesquisa cauda longa buscados no site do Google.

A diferença é que a “keywordTool.io” mostra resultados de palavra-chave de diferentes plataformas, já o “Ubersuggest” é focado na busca do Google.

O grande diferencial dessa ferramenta de SEO é a possibilidade de obter resultados das buscas do Google em texto, do Google Imagens, Google News, shopping, vídeo ou recipes. em diferentes idiomas.

Para usar, basta digitar a palavra-chave desejada, selecionar o idioma, a plataforma e pesquisar. Automaticamente aparecerá uma lista com os termos que o Google fornece frequentemente para seus usuários.

Bing ads : ferramenta para pesquisa de palavra-chave

Planejador de Palavra-Chave do Bing

A maioria dos livros sobre marketing digital, e até os cursos, são extremamente focados no Google. Até certo ponto, trabalhar somente com o maior buscador do mundo é confortável. No entanto, para trabalhar com nichos mais concorridos é preciso buscar novas fontes de tráfego, como o Bing, por exemplo.

Para isto, muitos ainda não sabem, mas, o Bing possui a sua própria ferramenta de pesquisa de palavra-chave – ainda está em fase “BETA”, mas funciona.

 

No geral, a ferramenta é bem semelhante à do seu maior rival: Você define idioma, data, país e busca Severa, onde são mostrados os termos de pesquisa explícitos ao que você buscou (Veja na imagem).

 

Para acessar a ferramenta, basta acessar este link (bing.com/webmaster/diagnostics/keyword/research) e logar com sua conta do Bing Webmaster.

Keyword planner - ferramenta para pesquisa de palavra-chave

Planejador de Palavra-Chave do Google

O planejador de palavras-chave do Google poderia ser definido em 3 termos:

>> Mais Famoso;

>> Mais completo;

>> Mais usado.

 

O “Keyword Planner” é focado no “Adwords”, no entanto, fornece todos as estatísticas necessárias sobre a busca orgânica.

 

A ferramenta fornece basicamente 4 tipos de dados:

>> Média de pesquisas mensais;

>> Concorrência;

>> Lance sugerido para o Google Adwords;

>> Parcela de impressões de anúncios.

 

A média de pesquisas mensais mostra os dados mais atuais sobre a quantidade de buscas que o termo pesquisado possui.

A concorrência funciona somente para links patrocinados. Mostra o grau de competitividade da palavra-chave, levando em conta os anunciantes atuais.

Lance sugerido é uma dica. Muitas pessoas não sabem quanto custa o clique em um palavra-chave ou quanto gastarão por mês. Com base nos valores atuais, a ferramenta calcula o valor que você pagará por cada clique.

Parcela de impressões de anúncios funciona somente para quem já possui anúncios criados. Segundo o próprio Google “A parcela de impressões de anúncios é o número de impressões recebidas dividido pelo número total de pesquisas pelo local e a rede que você está segmentando que corresponderam exatamente à palavra-chave no último mês.”

Para usar o “Keyword Planner” acesse: https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner e faça login com sua conta do Google.

keywordtooldominator.com - ferramenta para pesquisa de palavra-chave

Keyword Tool Dominator

Essa é uma das ferramentas mais práticas de nossa lista.

Por meio desta única ferramenta é possível pesquisar palavras-chave em diferentes plataformas, como: Google Shopping, Amazon, Bing, Etsy…

O bom  desta ferramenta é que sua produtividade vai aumentar. E muito.

Por outro lado, o sistema de pesquisa é lento e, vez ou outra, não retorna nenhum resultado.

Para usar, basta acessar keywordtooldominator.com/v1/keyword-tools, criar uma conta e usar gratuitamente. Vale lembrar que a Keyword Tool Dominator também possui uma versão paga. Analise, faça teste com a versão gratuita e, se necessário, compre a versão “Full” (Eu ainda uso a free).

SEMrush: ferramenta para pesquisa de palavra-chave

SEMRush

A SEMrush é uma das ferramentas mais
usadas não só para pesquisa de palavra-chave, mas, para pesquisa de concorrência e mercado.

Na versão free da  ferramenta é possível descobrir:

>> O volume de busca orgânica e número de resultados;

>> O valor de CPC e o nível competitividade;

>> A tendência de crescimento da palavra-chave;

>> Termos e palavras mais relacionados;

>> Os sites melhores posicionados;

>> Modelos de anúncios;

>> Histórico de anúncios.

A versão PREMIUM da SEMrush é um pouco salgada.

Mas dependendo de sua necessidade, não será necessária.

Para começar a usar, acesse: semrush.com/?l=br

Yahoo resposta: ferramenta para pesquisa de palavra-chave

Yahoo Respostas

O diretório perfeito para saber exatamente as dúvidas dos usuários.

Muitas vezes, quando já temos uma lista muito grande de palavras-chave, ficamos sem ideias sobre quais as novas palavras-chave os usuários estão usando para buscar certo produto. Umas das soluções que eu uso é buscar as dúvidas dos usuários no Yahoo respostas.

Basta acessar br.answers.yahoo.com e digitar qualquer palavra, por exemplo: “marketing digital”. Somente para esta palavra-chave existem mais de 1.000 resultados muito específicos.

E o melhor, esta estratégia pode ser usada no Facebook, fazendo análise dos comentários em Fan pages de concorrentes ou usando este mesmo método no Google Plus e Instagram.

Auto-complete do Google: ferramenta para pesquisa de palavra-chave

Auto-complete do Google

Por último, mas não menos importante: O auto-complete do Google.

Na maioria das vezes quando vamos pesquisar por algo, não terminamos de digitar e usamos uma das opções mostradas no Google.

O algoritmo de preenchimento do Google sempre exibe possíveis opções de termos de pesquisa com base no comportamento do usuário.

Faça o teste:
Acesse o Google e digite “Marketing Digital” e aperte “espaço”.

Como você vê na imagem abaixo, apareceram 4 opções de termos de pesquisa.

Você pode escrever um artigo para cada termo. E se for bem escrito, trará muitos leitores para seu blog.

 

Lista das Ferramentas de Palavra-chave citadas

>> keywordTool.io

>> UberSuggest.org

>> Planejador de Palavra-Chave do Bing

>> Planejador de Palavra-Chave do Google

>> Keyword Tool Dominator

>> SEMRush

>> Yahoo Respostas

>> Auto-complete do Google

CONCLUSÃO

Encontrar boas Ferramentas para Pesquisa de Palavra-chave é uma tarefa relativamente fácil, principalmente com as alternativas que vimos acima.

As 8 ferramentas de palavras-chave que você conheceu aqui são as que eu uso sempre para encontrar bons termos para artigos aqui do blog.

 

Mas não se acomode. Pesquise por outras ferramentas gratuitas e com bons diferenciais, que facilitam o trabalho. Depois que tal comentar aqui abaixo para que os outros leitores do blog também possam usar?
Vamos nos falar?
fb.com/rafatorres.bezerra
Whatsapp: 21 99279-2423

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Rafael Torres

>> Além de Empreendedor e Profissional de SEO, Rafael Torres é formado em Web Design pela UCB/RJ e possui mais de 6 anos de experiência em Mkt Digital e Offline.

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